Outubro Rosa: Um alerta em favor da vida

367

O Outubro Rosa é uma campanha com ações afirmativas sobre a necessidade de cada mulher estar atenta ao próprio corpo e à própria saúde, a fim de detectar de forma precoce o câncer de mama, que mais atinge as mulheres em todo o mundo.

A data, celebrada anualmente, tem o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em 2023, conforme dados da Secretaria da Saúde (SESA), estima-se o surgimento de cerca de três mil novos casos de câncer de mama no Ceará, o equivalente a quase 28% das ocorrências estimadas de câncer entre as mulheres no Estado.

Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor; pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região das axilas.

Os estudos mostram que quanto mais cedo for o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

Sua vida importa! Cuide-se!

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here