Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?

295

O Outubro Rosa vai chegando ao fim e é momento de refletir: estou cuidando da minha saúde todos os dias?

O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença.

Conheça 5 fatores de prevenção ao câncer de mama:

1. Seja fisicamente ativo(a)

Mantenha-se ativo(a) praticando atividade física com regularidade. O exercício equilibra os níveis hormonais, melhora a defesa do corpo e ajuda na manutenção do peso adequado, fatores que influenciam diretamente na prevenção do câncer de mama.

2. Alimente-se de forma saudável e mantenha o peso corporal adequado

O excesso de peso gera alterações hormonais que podem provocar mutações nas células ou crescimento de células já alteradas. Portanto, manter o peso adequado é fundamental para prevenir a doença.

3. Evite o consumo de bebidas alcoólicas

O álcool pode ajudar no aparecimento do câncer por diferentes mecanismos: ele pode danificar o DNA, tornar os tecidos humanos mais sensíveis a danos, entre outros. Evitar a ingestão de todos os tipos de bebidas alcoólicas favorece a prevenção não só do câncer de mama, mas de inúmeros outros.

4. Não fume e evite o tabagismo passivo

Além de prejudicar a qualidade de vida, o tabagismo aumenta também o risco de doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral. Evitar fumar ou ficar perto de pessoas que fumam são medidas importantes que podem contribuir para a prevenção.

5. Amamentar é um fator de proteção

Nas mulheres, durante o período de aleitamento, as taxas de alguns hormônios que favorecem o desenvolvimento do câncer de mama caem. Além disso, na amamentação também ocorre a renovação de células que poderiam ter lesões, diminuindo as chances da doença. Quanto mais prolongada for a amamentação, maior a proteção para a mãe.

Eu cuido da minha saúde todos os dias. E você?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here