FM Assembleia lança reportagem especial sobre Bárbara de Alencar

25

A rádio FM Assembleia (96,7MHz) lança, nesta quinta-feira (04/04), a reportagem especial intitulada “Bárbara de Alencar: Uma mulher de todos os tempos”. O ponto de partida da produção é o distrito de Itaguá, no município de Campos Sales, a 484 quilômetros de Fortaleza. No local, repousam os restos mortais de Bárbara de Alencar, uma mulher cuja coragem e pioneirismo ecoam através dos séculos.

A partir de Itaguá, a repórter Ian Gomes acompanha como professores e estudantes vêm compartilhando informações sobre a jornada de Bárbara. A iniciativa para resgatar a memória da mulher que marcou a história do Brasil, sendo conhecida como a primeira presa política do País, é dos servidores do Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf/CE) no Cariri e da Fundação Sintaf.

Desde agosto de 2022, eles vêm desenvolvendo o projeto Lute Como Uma Bárbara, com o objetivo de manter viva a memória dessa notável figura. Bárbara de Alencar nasceu na cidade de Exu, em Pernambuco, no dia 11 de fevereiro de 1760. Mas a trajetória da heroína se entrelaça com a história do Ceará, uma vez que ela adotou o Estado como lar, onde viveu a maior parte da sua existência. Bárbara de Alencar era mãe dos revolucionários José Martiniano (uma das lideranças da Revolução de 1817 e pai do escritor José de Alencar) e também de Tristão Gonçalves de Alencar, um dos protagonistas da Confederação do Equador no Ceará, que completa 200 anos, em 2024.

A reportagem “Bárbara de Alencar: Uma mulher de todos os tempos” conta com narração, roteiro e produção de Ian Gomes, edição de texto de Tarciana Campos, edição de áudio de Alex Oliveira e sonoplastia de Ronaldo Cesar. A produção está disponível na programação da FM Assembleia e no podcast Rádio FM Assembleia, nas plataformas de áudio Spotify, Deezer, Apple Podcasts e Google Podcasts.

Edição: Clara Guimarães

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here