1º de Maio: Em defesa da dignidade do Trabalhador

455

O 1º de Maio surgiu para homenagear a luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. É celebrado no Brasil há 90 anos.

No Brasil, os trabalhadores conquistaram direitos relevantes a duras penas, com muita organização e luta sindical. Nos últimos anos, no entanto, tais direitos vêm sendo duramente atacados e suprimidos, em nome da “modernização” e do “aumento da empregabilidade”.

Após cinco anos, a reforma trabalhista não confirmou a sua promessa de geração de empregos, mas potencializou a informalidade e a precarização dos direitos. Desemprego e subemprego são questões urgentes a serem enfrentadas pelos governos, pois impactam diretamente na qualidade de vida das famílias.

No âmbito do serviço público, o que se vê ao longo da história é o mesmo objetivo de reduzir direitos históricos e não reajustar devidamente os salários – a exemplo do que aconteceu na pandemia e mesmo antes dela. Sem a reposição da inflação, os vencimentos dos servidores públicos são corroídos e o poder de compra vai diminuindo cada vez mais.

Neste 1º de Maio, o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) conclama todos os servidores públicos e trabalhadores, de um modo geral, a unirem forças na defesa de direitos e ampliação de conquistas.

É preciso ter empatia, é necessário lutar junto, é fundamental entender que as nossas lutas são as mesmas: é pelo direito ao trabalho, por dignidade, sem exploração.

Diante das perspectivas de crescimento e abertura do nosso País, que todos os trabalhadores – em suas comunidades, em suas unidades de trabalho e em seus sindicatos – possam se unir e transformar a nossa realidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here