Sintaf e Fundação Sintaf participam do lançamento do livro “Império do Bacamarte”, no Cariri

610

Império do Bacamarte, marco na historiografia política do Ceará, ganha nova edição comemorativa aos 30 anos do lançamento

O diretor-geral da Fundação Sintaf, Liduíno de Brito, e os coordenadores regionais do Sintaf no Cariri, Célia Elói (titular) e Luís Carlos Diógenes (adjunto), participarão nesta sexta-feira (04/03), às 19h30, do lançamento da edição comemorativa de 30 anos da primeira publicação do livro “Império do Bacamarte”, do escritor, historiador e professor Joaryvar Macedo. A publicação aborda o coronelismo no Cariri cearense.

O diretor e os coordenadores foram convidados pelo Instituto Cultural do Cariri e pela Ayni Produções Culturais, que promoverão o evento no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri – Urca, Campus Pimenta.

Em observância às recomendações das autoridades sanitárias, a capacidade do espaço será reduzida.

Sobre o livro

O livro Império do Bacamarte, obra do escritor cearense Joaryvar Macedo, traz uma abordagem ampla e clara sobre o tema do coronelismo no Cariri cearense. Lançado originalmente pela Universidade Federal do Ceará em 1990 e reeditado outras duas vezes em 1992 e 1998, há muito estava indisponível e bastante procurado por historiadores, pesquisadores e interessados no tema abordado por Joaryvar, neste que é considerado como um marco na historiografia política do estado do Ceará, oferecendo aos cientistas dessa área e aos estudiosos dessa temática sociológica o mais completo ensaio do gênero até hoje escrito no Nordeste brasileiro.

Comemorando os 30 anos do lançamento da primeira edição e homenageando o autor, falecido também há três décadas, a reedição apresenta uma nova roupagem com capa e diagramação atualizadas, além da inserção de fotos da época pertencentes aos acervos dos historiadores Daniel Walker (in memorian) e Renato Casimiro recentemente doados à Universidade Federal do Cariri. A nova edição conta ainda com análises aprofundadas sobre a obra e o autor, assinadas por Renato Casimiro e Manoel Severo. “Leitura obrigatória e fonte inesgotável de elementos para revisão histórica do Cariri conflagrado pelo mando dos coronéis e seus grupos, nesta fase da vida da região sul do Ceará, com reflexos sobre os estados vizinhos”, afirma Casimiro em seu texto de apresentação do livro.

A tiragem comemorativa, limitada a 1.000 exemplares, foi idealizada pelo produtor cultural Hélio Santos, sendo o primeiro título lançado pela Ayni Produções Culturais. O projeto contou com o apoio da Prefeitura Municipal do Crato, através da Secretaria de Cultura, para sua viabilização.

Sobre o autor

Escritor potencialmente inquieto, autor de uma extensa obra literária composta por 33 publicações, Joaryvar Macedo notabilizou-se como um dos mais autênticos pesquisadores da história do Ceará, sendo agraciado em caráter post-mortem com a Medalha José de Alencar, honraria maior concedida a um intelectual no Estado do Ceará. Professor universitário, membro da Academia Cearense de Letras, do Instituto do Ceará e do Instituto Genealógico Brasileiro, Secretário de Cultura e Desporto no Governo Gonzaga Mota, patrono de uma das cadeiras da Academia de Ciências Sociais do Ceará, ex-presidente do Instituto Cultural do Vale Caririense, membro do Instituto Cultural do Cariri.

Serviço

Livro Império do Bacamarte – edição comemorativa
Disponível a partir do dia 05 de março
Vendas pelo site: imperiodobacamarte.com.br
Contatos: 85 99171.0101 | @imperiodobacamarte

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here