Informe da Comissão Eleitoral: Saiba tudo sobre as Eleições Sindicais do Sintaf

683

Faltam apenas três dias para as Eleições no Sintaf, que acontecerão no dia 10 de junho, das 8h às 18h, através da Área Restrita do site da entidade. O processo de votação eletrônica, utilizado pela segunda vez na história da entidade, garante segurança e comodidade aos filiados, que poderão votar de casa ou no ambiente de trabalho, utilizando computador, tablet ou celular. Antes do pleito, é fundamental que cada filiado esclareça qualquer dúvida sobre como votar, a fim de garantir o seu voto e fortalecer o Sindicato.

A Comissão Eleitoral do Sintaf informa tudo sobre o processo eleitoral. Confira:

Informações gerais

• As Eleições Sindicais acontecerão no próximo dia 10 de junho, quinta-feira, das 8h às 18h, por meio de voto eletrônico;

• Estão aptos a votar todos os filiados do Sintaf e da AAFEC;

• Para votar, é necessário cadastrar uma senha na área restrita do site do Sintaf (veja o passo-a-passo no próximo tópico);

• No dia das eleições (10 de junho), haverá urnas eletrônicas fixas no Sintaf, na AAFEC e nas sedes das Coordenações Regionais do Apodi, Cariri e Zona Norte, das 8h às 18h, onde os filiados poderão buscar orientações e votar;

• Além disso, teremos uma urna eletrônica itinerante no dia das eleições, que percorrerá a residência dos filiados que tiverem dificuldade em acessar os meios eletrônicos. Para ter acesso à urna itinerante, é preciso agendar com Roseane, funcionária da AAFEC, pelo telefone/whatsapp (85) 98547.0566.

Como cadastrar a sua senha

1. Acesse a área restrita do site do Sintaf, que se localiza no menu principal ou no endereço a seguir: www.sintafce.org.br/area-restrita

2. Ao entrar na área restrita, clique em “esqueceu sua senha?”

3. O site solicitará o seu e-mail para que você cadastre uma nova senha;

4. Abra o seu e-mail e clique no link enviado pelo Sintaf para redefinir a sua senha;

5. Para acessar a área restrita, basta informar o e-mail (ou CPF) e a nova senha cadastrada. Faça um teste para ter certeza que o seu acesso foi validado.

ATENÇÃO: Guarde a sua senha! Você vai precisar dela no dia das Eleições Sindicais. No dia da eleição, basta entrar na área restrita para ter acesso à cédula eleitoral virtual.

▶ Qualquer mensagem de erro deverá ser comunicada ao Sintaf, para que os dados sejam corrigidos ou atualizados. Contate-nos através do telefone/WhatsApp (85) 99174.4309 ou do e-mail sintaf@sintafce.org.br.

Como votar

No dia 10 de junho, data das Eleições Sindicais, cada filiado(a) deverá ingressar na Área Restrita, informando seu e-mail ou CPF e a senha cadastrada. Ao entrar na Área Restrita, deverá clicar no botão “Eleições Sindicais 2021 – clique aqui para votar”.

No ambiente de votação eletrônica, o filiado deverá clicar na opção que desejar para as chapas e candidatos. Haverá apenas uma opção para a Diretoria Colegiada: a chapa única “União de todos os fazendários”.

Em seguida, o filiado deverá escolher três candidatos para o Conselho Fiscal e um candidato para Delegado Sindical.

Se o filiado for lotado no interior, aparecerá também a opção de votação para a sua Coordenação Regional. Nas três coordenações regionais do Sintaf – Apodi, Cariri e Zona Norte – há apenas uma chapa concorrente.

Há também a opção de votar “branco” ou “nulo”.

Após selecionar as opções desejadas, o filiado deverá clicar em “Confirmar votos”. O sistema, então, informará que o voto foi computado com sucesso. Uma cópia também será enviada para o e-mail de cadastro. O filiado terá a opção de imprimir o comprovante de imediato ou deixar o seu voto arquivado no e-mail.

Logo abaixo, também estará disponível a “chave do voto”, a qual somente o filiado que votou tem acesso. Esta “chave” é única, gerada de forma aleatória, e tem cerca de 30 dígitos, com letras e números.

A segurança do voto

É importante ressaltar que o processamento de votação contratado pelo Sintaf segue protocolos de segurança de transmissão e armazenamento de dados que garantem o sigilo e a integridade do voto, além de sua correta contagem. É passível de auditoria e aferição do resultado, em caso de impugnação devidamente fundamentada.

O voto é secreto. No entanto, caso seja necessária uma conferência, esta só será possível se o filiado fornecer a sua “chave de voto”. Isto porque o voto não tem nenhuma identificação direta com o votante, podendo ser identificada a origem somente mediante chave criptográfica de conhecimento apenas do filiado. O sistema de votação só registra se o filiado votou ou não, para impedir que ele vote duas vezes. Será permitido apenas um voto por filiado.

Apenas o técnico responsável pela programação e os membros titulares da Comissão Eleitoral terão acesso aos dados do sistema durante todo o processo, preservando o sigilo do voto.

Agende-se!

▶ Eleições no Sintaf | Dia 10 de junho de 2021, quinta-feira, das 8h às 18h, através da Área Restrita do site do Sintaf.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here