Grupos de direitos humanos denunciam Bolsonaro em tribunal internacional

423

Entidades brasileiras acusam presidente de ‘crime contra a humanidade’ no Tribunal Penal Internacional (TPI), sediado na Holanda

Por Diego Freire

Duas entidades brasileiras de defesa dos direitos humanos entraram, na quarta-feira 27, com uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, na Holanda. A denúncia acusa o chefe de Estado brasileiro de “incitar o genocídio e promover ataques sistemáticos contra os povos indígenas” em declarações e medidas de seu governo.

Assinam a representação o grupo de advogados Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu) e a Comissão Arns, associação formada por personalidades do mundo político, juristas, acadêmicos, intelectuais, jornalistas e militantes sociais, presidido pela socióloga Margarida Genevois. As entidades consideram Bolsonaro responsável por “um crime contra a humanidade”.

Integrado por representantes de diversos países, o TPI julga indivíduos acusados de crimes contra a humanidade, genocídios, crimes de guerra e de agressão. Ao receber a denúncia contra Bolsonaro, o órgão abrirá consultas para decidir se há base suficiente para iniciar uma investigação.

Fonte: REVISTA VEJA

Link: https://veja.abril.com.br/politica/grupos-de-direitos-humanos-denunciam-bolsonaro-em-tribunal-internacional/?fbclid=IwAR1_GqiGY9ocY86KNbaT4Z2NU93brL0IMjGZ07wNW_ubpUyca3SAo62LP0c

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here