Futuro das Cexats e Nuats pautam reunião com Administração Fazendária

211

A pedido do Sintaf, a secretária Executiva da Receita, Liana Machado, recebeu membros da Diretoria Colegiada na manhã desta quinta-feira (29/6) para debater o trabalho dos núcleos de Atendimento (Nuats) e Células de Execução Tributária (Cexats). O encontro foi motivado por rumores, na categoria, de que haveria fechamento de unidades.

O temor foi desmentido dias antes pelo próprio secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, em contato com o diretor de Organização do Sintaf, Carlos Brasil. No entanto, a Diretoria decidiu manter a reunião para discutir o futuro das Cexats e Nuats.

“Expusemos que os servidores já passaram por muitas situações sobre fechamento de unidades fazendárias e que estão preocupados em verem que 30% dos 190 colegas que permanecem trabalhando já estão recebendo abono de permanência, ou seja, já estão aptos a se aposentar. Além disso, muitos desses servidores têm seu domicílio na mesma cidade onde trabalham há muitos anos e, caso essas unidades sejam fechadas, os mesmos correm o risco de ter que mudar de cidade”, explica a coordenadora regional do Sintaf no Cariri, Célia Elói.

A secretária executiva, Liana Machado, ratificou que não há intenção em fechar unidades nem alterar nada nos núcleos e células de execução; o objetivo é aperfeiçoar os sistemas.

Conforme destacou a coordenadora da COATE, Daniella Gouveia, a Sefaz está fazendo um mapeamento dos serviços realizados pelas Nuats e Cexats buscando identificar quais podem ser automatizados – a exemplo do pedido de restituição de IPVA – a fim de desafogar o trabalho dos servidores, contribuindo para que realizem, com maior qualidade, as atividades fins da Secretaria, como o monitoramento de empresas e a fiscalização.

“A intenção é, com base na competência dos servidores que estão dentro das unidades, focar na fiscalização. Nesse ínterim, pelo que foi informado, a Sefaz desenvolverá um sistema de atendimento eletrônico para dar resposta às demandas mais simples dos contribuintes. Mas os servidores continuarão sendo peças-chave e fundamentais nesse processo”, completa o diretor Nilson Fernandes.

Outro ponto levantado foi a realização de um novo concurso público, diante da insuficiência de fazendários, que persiste. “Concurso público é uma bandeira de luta do Sintaf, reiterada nos diversos encontros com a gestão da Sefaz e com o atual governador, Elmano de Freitas”, destaca o diretor de Organização, Carlos Brasil.

A Diretoria Colegiada do Sintaf continuará acompanhando o tema de perto, em diálogo com a Administração.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here