Fazendários: essenciais ao desenvolvimento do estado

219

Hoje, 28 de setembro, é dia de enaltecer a atividade fazendária, muitas vezes ofuscada diante dos números que atestam a saúde financeira do estado do Ceará.

Servidores da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz), os fazendários são responsáveis pela tributação, arrecadação, fiscalização e gestão das finanças estaduais.

Dessa forma, esses trabalhadores são essenciais ao funcionamento do Estado, pois têm a importante missão de garantir os recursos necessários para as suas demandas sociais.

Sem os fazendários, não seria possível assegurar as verbas para políticas públicas fundamentais como educação, saúde, saneamento, habitação e segurança.

Pagar impostos não é algo que fazemos com tanto desprendimento; mas à medida que cresce em nós a consciência da amplitude desta ação, tornamo-nos cidadãos cada vez mais capazes de cobrar a correta aplicação destes recursos e zelar pelo patrimônio público.

É por essa razão que os fazendários também promovem iniciativas de educação fiscal voltadas aos diversos públicos, principalmente estudantes, acreditando na força da cidadania que transforma realidades.

A partir da Fundação Sintaf, os fazendários cearenses também desenvolvem ações de cunho técnico, científico, cultural e social, a exemplo de projetos desenvolvidos na comunidade Poço da Draga, localizada no entorno da Sefaz, e de assessoria voltada à estruturação tributária dos pequenos municípios cearenses, visando maior autonomia destes.

Por meio de seu Sindicato – o Sintaf – os fazendários continuam trabalhando pela construção de uma reforma tributária justa e progressiva, que promova efetivamente a justiça fiscal.

Outra luta essencial é contra a reforma administrativa, que visa extinguir a estabilidade do servidor público e promover a terceirização da prestação dos serviços públicos, ao entregá-los à iniciativa privada por meio de “instrumentos de cooperação”. Com isso, a reforma busca reduzir a participação do Estado nos serviços públicos, o que prejudicaria as populações mais vulneráveis.

O Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), que representa toda a categoria fazendária no estado, parabeniza todos os fazendários cearenses pelo seu dia, enaltecendo a sua missão, eficiência, responsabilidade social e compromisso com o desenvolvimento do Estado.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here