Sintaf lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo

157

Importantes nomes da imprensa cearense prestigiaram o lançamento, na manhã desta quarta-feira (18/10), da 2ª edição do Prêmio Sintaf de Jornalismo – SintafJor 2023, ocorrido no auditório Murilo Aguiar da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

Neste ano, o SintafJor traz, como tema, “O Fisco do Futuro e a redução das desigualdades”, com abordagens diversas, a exemplo da inteligência artificial aplicada ao Fisco, os impactos da Reforma Tributária, o aperfeiçoamento da gestão fiscal dos pequenos municípios cearenses, dentre outros.

Em sua fala, o diretor de Organização do Sintaf, Carlos Brasil, evidenciou a importância de refletir sobre o papel da atividade fazendária na redução das desigualdades. “O olhar crítico em relação a esse tema é um dos objetivos do Prêmio. Esperamos que haja uma participação expressiva”, afirmou, convidando os jornalistas.

Para o diretor do sistema O Povo e presidente do Sindicato das Empresas de Rádio e Televisão no Estado do Ceará (Sindatel), Marcos Tardin, a iniciativa do prêmio – por ser de um sindicato e por chegar à segunda edição – merece reconhecimento. “Parabéns a vocês e desejo que esse prêmio estimule muito a produção jornalística e, consequentemente, o esclarecimento da sociedade sobre esta temática tão importante”, declarou.

Nilson Fernandes, diretor de Comunicação do Sintaf, reforçou que, com o lançamento do SintafJor, o propósito é esclarecer a sociedade sobre o que servidores da Secretaria da Fazenda realizam. “Muitas vezes, a visão que se tem dos fazendários é meramente de cobradores de impostos. Mas é através deste trabalho que nós conseguimos obter na própria sociedade os recursos necessários para melhorar a vida do povo cearense”, enfatizou.

O presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Helly Ellery, que participou da banca julgadora do 1ª SintafJor, destacou que, sendo uma premiação realizada por um sindicato, nada mais justo que tratar sobre a questão da desigualdade social e da injustiça tributária. “Esta é uma oportunidade para que os jornalistas tratem com mais profundidade assuntos que realmente são relevantes para a sociedade. Somos um país muito desigual e o prêmio traz um grito que é histórico nesse país”.

Liduíno de Brito, diretor-geral da Fundação Sintaf, sublinhou que o SintafJor representa muito para a entidade. “No ano passado, o primeiro lugar na categoria Telejornalismo foi para a TV Assembleia, que fez duas reportagens sobre o trabalho de consultoria da Fundação Sintaf na estruturação das finanças dos pequenos municípios. Isso deu uma visibilidade muito grande à nossa Fundação, que foi criada para atuar como um braço social do Sintaf”, disse.

O jornalista Moacir Maia, ex-coordenador do Prêmio de Jornalismo da Prefeitura de Fortaleza, expressou a importância de o Sintaf ultrapassar seus muros e provocar a sociedade através dos jornalistas. “O Sindicato não se permite apenas a defesa única e exclusiva dos interesses da categoria que representa. Isso é básico e fundamental que aconteça, mas sindicato precisa ter a visão dos desafios que temos no Brasil e no Ceará. Com isso, o Sintaf reconhece uma categoria que sempre esteve alinhada com a defesa dos interesses coletivos”.

Ângela Marinho, coordenadora do Prêmio Gandhi de Jornalismo e presidente da Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas (SindJorce), destacou que os temas relacionados ao Fisco são mais áridos e o Prêmio estimula os colegas a desmistificá-los. “O SintafJor, assim como o prêmio Gandhi, valoriza o trabalho dos jornalistas – principalmente os profissionais, formados e registrados. Se nós não tivermos profissionais com boa formação, que respeitem os direitos e as necessidades da sociedade, nós não conseguiremos avançar”.

Para a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro, o SintafJor aborda temas convergentes à atuação da Federação. “A Fenaj encampa a campanha ‘Tributar os Super Ricos’, por entender que é preciso que o país passe por uma reforma tributária justa e solidária para acabar com as desigualdades. Para mim, é uma honra, alegria e satisfação me unir a essa iniciativa muito potente, de discussão de um tema que realmente interessa à sociedade brasileira, e também de valorização do trabalho dos jornalistas e das jornalistas”, afirmou.

O secretário executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais da Secretaria da Fazenda, Márcio Cardeal, reiterou que a segunda edição do SintafJor é um reconhecimento da importância dos profissionais da imprensa cearense e dos estudantes de jornalismo, e também uma oportunidade de aproximar o Fisco cearense de sua sociedade. “Ao conhecer melhor o trabalho da Sefaz, a sociedade pode realizar seu trabalho de fiscalização, realizando, de fato, o controle social necessário sobre a ação dos governantes e dos servidores. Parabéns ao Sintaf pela iniciativa, que certamente será um sucesso”, concluiu.

Para conhecer o regulamento do SintafJor, acesse: www.sintafce.org.br/sintafjor

Galeria de fotos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here