Sessão solene na AL-CE marca homenagem a servidores pelo Dia do Fazendário

436

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE) realizou, nesta segunda-feira (27), sessão solene em homenagem ao Dia do Fazendário, comemorado em 28 de setembro. Representando a categoria, quatro servidores fazendários receberam homenagens pelo seu esforço, compromisso e coragem na defesa das causas fazendárias.

Compuseram a mesa da sessão solene o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), os deputados Antônio Granja (PDT), Manoel Duca (PDT) e Júlio César (Cidadania), a secretária da Fazenda do Estado do Ceará, Fernanda Pacobahyba, o prefeito da cidade de Crato, Zé Ailton Brasil, a secretária executiva da Receita Estadual, Liana Machado, o diretor de Organização do Sintaf, Carlos Brasil, e o diretor-geral da Fundação Sintaf, Liduíno de Brito.

O deputado estadual Evandro Leitão (PDT), presidente da Assembleia Legislativa e também servidor fazendário, foi o primeiro homenageado pela categoria. Cumprimentando a Diretoria Colegiada do Sintaf, ele pontuou que os trabalhadores do Fisco assumem, diariamente, o compromisso com as atividades de tributação, arrecadação, fiscalização e gestão de finanças do Estado.

“Abraçamos a missão de melhorar a vida das pessoas arrecadando com justiça e gerindo com excelência os recursos financeiros, fazendo com que a Secretaria da Fazenda possa assegurar, ao Poder Executivo, a sustentabilidade necessária para superar momentos de crise, erguer novos cenários, desenvolvimento equilibrado e promover efetivamente políticas públicas na educação, saúde, segurança pública, infraestrutura, dentre tantas outras áreas”, pontuou. O presidente da AL-CE destacou, ainda, que “graças ao trabalho capacitado de servidores valorosos, o Ceará é hoje referência em gestão fiscal”.

O primeiro secretário Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, deputado Antônio Granja (PDT), convidou os homenageados ao centro do Plenário 13 de Maio para receberem os certificados e comendas em comemoração ao Dia do Fazendário. Além do presidente da AL-CE, deputado Evandro Leitão, receberam homenagens outros três servidores fazendários:

▪ Francisco Célio Freire Nogueira (in memorian), que presidiu o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) nas gestões 1993-1995 e 1995-1997;

▪ Maria Ivany Gomes Araújo, atual presidente da Cafaz Saúde, sendo a primeira mulher a gerir a entidade, com destaque na gestão da Caixa de Assistência no período da pandemia;

▪ Laerte Pinheiro Júnior, delegado sindical mais votado nas últimas eleições do Sintaf, pelo seu reconhecido comprometimento com a luta sindical.

Convidada a falar em nome dos homenageados, Ivany Araújo manifestou a sua felicidade em estar à frente da Cafaz Saúde neste momento em que a Caixa de Assistência completa 30 anos e vem se fortalecendo a cada ano. “Muito nos honra esta homenagem, pela importância do serviço público e dos servidores fazendários. Desde o ano passado, com a pandemia, ficou evidente para nós o quanto é importante o cuidado com as pessoas, com a saúde. Agradeço a homenagem, por iniciativa do deputado Evandro Leitão, e também a todos os colegas. Agradeço principalmente a Deus por nos permitir servir ao estado do Ceará”, disse a fazendária.

Em seu pronunciamento, o diretor de Organização do Sintaf, Carlos Brasil, destacou que os fazendários desempenham diversas atividades – notoriamente na fiscalização de impostos e arrecadação, na gestão de finanças públicas e na formulação de políticas tributárias, sem as quais não seria possível a implementação de políticas que impactam positivamente na vida das pessoas. “Nosso trabalho transmuda-se em saúde, educação, moradia e segurança públicas. Promovemos, em última análise, cidadania – na forma em que preconizava o deputado Ulisses Guimarães, quando ele dizia: ‘cidadão é o que ganha, come, mora, sabe e pode se curar’”.

Carlos Brasil enfatizou, ainda, que mesmo diante de uma das piores crises sanitárias mundiais, com graves repercussões socioeconômicas, os fazendários cearenses, conscientes de seu papel, procuraram desempenhá-lo da melhor forma possível. “Sem medir esforços, trabalhamos diuturnamente, por exemplo, em nossas unidades de fiscalização nas fronteiras do estado do Ceará”, asseverou. “Meus agradecimento a todos os fazendários, pela sua imprescindível contribuição na construção da Secretaria da Fazenda e de um Estado mais justo”, concluiu.

Confira a galeria de fotos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here