Projeto Escola no Fisco retoma atividades com visita de estudantes ao Centro de Memória

72

Estudantes da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Senador Osires Pontes, localizada no bairro Canindezinho, em Fortaleza, visitaram o Centro de Memória da Fazenda. Esta primeira turma iniciou uma série de visitas promovida pela Secretaria da Fazenda (Sefaz-CE) em conjunto com a Secretaria da Educação do Ceará (Seduc).

O projeto Escola no Fisco foi idealizado pelo Programa de Educação Fiscal (PEF-CE) com o objetivo de convidar estudantes para conhecer as atividades desenvolvidas pela Secretaria e refletir sobre tributação e cidadania. A assessora administrativa da Seduc, Carol Gomes, ressalta que as visitas foram pensadas buscando a participação das EEMTIs que ofertam a disciplina eletiva de Educação Fiscal. Desde 2019, a matéria faz parte do quadro de eletivas, uma parceria entre Sefaz e Seduc.

O coordenador da EEMTI Senador Osires Pontes, Kaio Lima, reforça a relevância da atividade para a formação dos alunos e destaca a importância do acesso gratuito a equipamentos culturais. “É uma forma de proporcionar a eles uma vivência de mundo maior do que a que eles estão acostumados. Além de ser uma oportunidade de trazer esse conteúdo teórico para a parte prática, para que eles possam vivenciar e absorver bem mais aquilo que eles veem nos livros.”

Um dos estudantes que participou da experiência foi o aluno da 1ª série do Ensino Médio, Pedro Henrique. Ele fala que o momento foi uma forma de rever os assuntos vistos em sala de aula e relembrar a história dos impostos no Brasil. Para ele, a sala-cofre foi o espaço que mais chamou a atenção.

O educador do Centro de Memória, Paulo José Maia, comenta que as mediações realizadas com as escolas buscam utilizar linguagens e exemplos ligados à realidade dos estudantes. “Trabalhamos a relação do Estado com a sociedade, como o Estado me legitima como cidadão e, ao mesmo tempo, como eu legitimo os meus representantes e tenho responsabilidade por meio do processo eleitoral. Essa relação impacta no dia a dia de todos nós. Um exemplo que trouxemos para eles é o da carteira de estudante”, complementa.

Sobre o Centro de Memória

O Centro de Memória da Fazenda foi reinaugurado e institucionalizado no dia 27 de setembro de 2021, durante as comemorações dos 185 anos da Secretaria da Fazenda. O equipamento cultural oferece três ambientes: galeria de fotopinturas de ex-secretários da Fazenda e duas salas com a exposição de longa duração “Notas de Memória”. Um dos espaços é a sala-cofre, na qual os visitantes podem conferir a instalação artística “Valor”, de Lara Albuquerque e Vítor Grilo.

A curadoria é da Sefaz, Secretaria da Cultura do Ceará (Secult-CE) e Butuca Produções Culturais.

Serviço

Escolas interessadas em participar do projeto Escola no Fisco e conhecer o Centro de Memória da Fazenda podem agendar visitas em grupo por meio do telefone (85) 3108-0615 (falar com Fabrício Monteiro).

Funcionamento: de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, com última entrada às 16h

Local: Avenida Alberto Nepomuceno, n°2 – Centro – Fortaleza/CE

Fonte: Sefaz CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here