Nova Comissão de Ética da Sefaz Ceará toma posse para o mandato 2022-2024

224

A titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará), Fernanda Pacobahyba, deu posse, nesta terça-feira (1º), em solenidade no Comitê Executivo do órgão, aos novos integrantes da Comissão Setorial de Ética Pública (Csep) para o mandato 2022-2024. Prestigiaram o momento as secretárias executivas Liana Machado e Sandra Machado, além de gestores e colaboradores fazendários.

A atual comissão é composta pelos servidores Jonilma Maia (presidente), Helder da Silva Andrade e Vitor Rocha Soares – membros titulares. Os auditores Guilherme Morais, Luana Soares e Marcos Antônio Ribeiro ficam na suplência. A servidora Ana Maria Jorge passa a ocupar a função de secretária-executiva da Csep. O grupo assume as cadeiras deixadas por Antônio Arildo Cordeiro, Daniela Gouveia, Edilene de Alexandria, Frederico Bruno Moreno, Imaculada Vidal, Lúcio Flávio Alves e Márcia Dantas.

Durante a cerimônia, a secretária Fernanda Pacobahyba ressaltou a importância da ética dentro da instituição e elogiou a atuação do colegiado anterior. “Tenho muita preocupação com as lideranças porque elas têm um poder para conduzir pessoas para bons caminhos, para fazer despertar tudo de bom que tem dentro da gente. E o papel da nossa Comissão de Ética é o papel dessa liderança.(…) Espero que esta comissão seja atuante e que venha dar continuidade ao trabalho extraordinário que os colegas vêm fazendo há muito tempo. (…) Acho que o maior mérito da ética é fazer a transformação desse homem que está em construção.”

Na oportunidade, a titular da Sefaz prestou uma homenagem ao servidor Otoni Moura, que exerceu a presidência da Csep entre 2018 e 2020 e faleceu em dezembro de 2020, vítima de Covid-19. “Tem uma pessoa que foi muito importante, que não está com a gente aqui, mas merece ser lembrado neste momento. O Otoni está comigo, praticamente, em todas as minhas assinaturas. Ele é uma referência. É importante lembrar dele como essa pessoa que também é um exemplo de integridade, essa liderança inspiradora que existe e está entre nós.”

A secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna, Sandra Machado, também fez uma abordagem sobre a ética. “Ela não está nas palavras nem na fala. Está nos atos. É um movimento muito silencioso. Não precisa bradar, gritar, externar. A gente sabe exatamente em quem e em quais lugares ela resiste. Ter uma Comissão de Ética valorizada na Secretaria é um ganho, uma mensagem fundamental para a sociedade. (…) Que a gente possa estimular e exercitar a ética no nosso dia a dia”, disse. Ela agradeceu ainda aos novos membros da Comissão por terem aceitado o desafio.

Representando a gestão da Csep 2020-2022, Imaculada Vidal também manifestou palavras de agradecimento. “Queria agradecer à Secretaria da Fazenda, aos servidores e à sociedade. Quando a gente está na Comissão de Ética, a gente busca equilibrar essas três vertentes. Tive um bom aprendizado para a vida. É do interesse de todos que nós tenhamos uma Casa em que possamos nos orgulhar, orgulhar essa instituição e a sociedade”, afirmou. Ela desejou boa sorte aos colegas e também homenageou Otoni Moura.

Guilherme Morais foi o escolhido para falar pelos novos membros da Comissão. “Gostaria de agradecer à Secretaria da Fazenda pelo reconhecimento do nosso trabalho como um trabalho ético. E como diz minha mãe: ‘o exemplo surge de casa’. Para prestarmos um serviço de qualidade e ter o reconhecimento do cidadão lá fora, é necessário que a Casa seja reconhecida como uma instituição ética. Dou nosso compromisso de que o grande trabalho que foi feito pelas comissões anteriores vai ser perpetuado porque o objetivo é ter uma comissão ética, justa e verdadeira.”

A solenidade foi organizada pela Célula de Desenvolvimento de Pessoas, por meio do Núcleo de Eventos.

Comissão de Ética

A Comissão Setorial de Ética Pública tem como missão garantir, por meio de ações de orientação, apreciação de condutas, práticas preventivas e educativas, os valores éticos e morais da instituição, primando pela justiça e transparência.

Fonte: Sefaz CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here