Governo Elmano envia à Alece reajuste de 5,8% para os servidores

382
Foto: Reprodução Twitter Elmano de Freitas

| Ceará | Deputados da base se reuniram com representantes do funcionalismo público estadual antes do encontro com Elmano no Palácio Abolição, onde foi feito o anúncio do aumento

O Governo do Ceará enviou à Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) a proposta de reajuste salarial de 5,8% para os servidores estaduais. O projeto deve começar a tramitar em regime de urgência a partir desta terça-feira, 9, no Parlamento.

Marcada na semana passada após protesto, a reunião da comissão de servidores públicos do Ceará com deputados da base do governo Elmano de Freitas (PT) resultou em mudanças na proposta de reajuste da categoria. Realizada nessa segunda-feira, 8, a negociação incluiu a antecipação de parte do reajuste retroativo a janeiro, além de reajuste no auxílio alimentação, que tinha ficado de fora da proposta anterior.
Logo em seguida, Elmano anunciou o aumento ao lado de deputados e representantes do funcionalismo público estadual em vídeo nas redes sociais.

“Anuncio agora a revisão geral da remuneração de todos os servidores públicos do Estado. O percentual será de 5,8%, garantindo a reposição da inflação. O reajuste, acordado com os representantes dos servidores, será pago em duas parcelas. O Projeto de Lei, que deverá ser enviado ainda hoje para a AL, garante ainda o reajuste do auxílio alimentação em 5,8%”, publicou o governador nas redes.

As duas parcelas às quais o governador refere são de 3% de reajuste em junho (pagamento em julho) e outra de 2,8% em agosto (com pagamento em setembro).

Confira as mudanças acertadas

– Não alterar a data base, em janeiro;
– 5,8% de recomposição do vale-alimentação;
– 3% de reajuste em junho (pagamento em julho) + 2,8% em agosto (pagamento em setembro);
– Retroativo de 3% de janeiro a maio em dezembro de 2023 e não mais em 2024.

Antes de encontrarem Elmano, os servidores foram recebidos na reunião pelo líder do governo na Alece, Romeu Aldigueri (PDT), pelo líder do “blocão” liderado pelo PT, De Assis Diniz (PT) e pelos deputados Larissa Gaspar (PT) e Renato Roseno (Psol).

“Como vim do movimento sindical, sempre me emociono quando vejo o resultado da luta dos trabalhadores e trabalhadoras. Os servidores públicos estaduais tiveram uma grande vitória. O governador Elmano de Freitas mostrou toda sua sensibilidade”, afirmou De Assis.

A proposta anterior do Estado era de 5,8 % de reajuste parcelado em duas vezes, sendo a primeira para junho e a segunda para outubro, além do pagamento retroativo de 3% de janeiro a junho de 2023 a ser pago em 2024. Agora, a segunda parcela será antecipada para setembro e os retroativos serão pagos ainda este ano.

A versão anterior da proposta tinha sido apresentada no fim de abril, na reunião da Mesa de Negociação Permanente (Menp), com participação da secretária Sandra Machado. Várias categorias fizeram manifestação em frente à Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), questionando os termos.

“Em termos de percentual, nós sabíamos que esse índice não iria ser melhorado, mas nós conseguimos avançar em algumas propostas que estava posto na negociação”, ressaltou a coordenadora geral do Fórum Unificado das Associações e Sindicatos dos Servidores Públicos Estaduais do Ceará (Fuaspec) e presidente do Sindicato dos Assistentes Sociais do Ceará, Ravenna Guimarães.

Após a reunião, ela destacou que o reajuste vai atingir também no vale-alimentação, o que não era previsto. Segundo ela, a reunião marcada com o governador Elmano marca a “imposição” da categoria em futuras negociações.

“Um grande ganho que a gente conseguiu foi que agora vamos ter uma reunião direta com o Elmano e a gente quer se impor nessa pauta de negociação. Dizer que é importante que o governo reconheça as nossas perdas inflacionárias dos 37% que a gente não poder abrir mão”, destacou em pronunciamento nas redes sociais.

Fonte: O Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here