Receita: clima de insatisfação e ameaça de entrega dos cargos

754
Auditores-fiscais ameaçam entregar cargos em protesto contra corte no orçamento
Na véspera do Natal, um presente nada agradável para os auditores fiscais: o corte no orçamento da Receita Federal para custear o aumento dos policiais.

A decisão pode custar caro ao governo, com uma ameaça de debandada dos profissionais do fisco em cargo de chefia. Ontem, a informação do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita (Sindifisco Nacional) era de que o movimento já havia sido iniciado, com a adesão de lideranças de todo o País, inclusive do Ceará, que podem anunciar hoje a entrega dos seus cargos.

O clima de insatisfação tem contaminado outras áreas, inclusive os profissionais do Banco Central. O argumento de auditores e de funcionários do BC é de que o corte orçamentário provocará uma assimetria nos salários. Assim, os vencimentos dos profissionais em início de carreira na Polícia Federal seriam superiores aos recebidos pelos que estão prestes a se aposentar no Banco Central.

Essa não é a primeira vez que surge este tipo de embate. Em novembro, os auditores-fiscais aprovaram um indicativo de entrega nacional de cargos comissionados para o dia 15 de dezembro.

Portanto, o barraco está armado, bem ao estilo do governo Bolsonaro: com a possibilidade de comprometimento das gestões do principal órgão arrecadador do País e da instituição que faz o controle da política monetária.

Tributos 

LONGE DA SIMPLIFICAÇÃO

O economista e consultor Sérgio Melo (FOTO) considera pertinente o manifesto em defesa da reforma tributária assinado pela Confederação Nacional da Indústria, Comsefaz, Sindifisco e Centro de Liderança Política, entre outras entidades. Infelizmente, o debate em prol de uma homogeneidade de regras acabou atropelado e desviado em meio aos sobressaltos políticos, sem avanços na área. Com isso, um processo de simplificação de um modelo tributário que favoreça o crescimento dos investimentos no País continua distante.

Fonte: O POVO – Neila Fontenele

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here