Mais de 14 mil servidores públicos do Estado terão de fazer recadastramento para receber "salário" este mês

233


Para receber em um prazo de cinco dias úteis, servidores terão de ir às agências do Bradesco para provar que “estão vivos”


 


14.660 servidores públicos do Ceará não receberão “salário” este mês. A Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) divulgou uma lista de 120 páginas com nomes terão a “suspenção de remuneração e proventos (militares) em abril/20109”. Os funcionários públicos da relação – entre inativos, pensionistas e trabalhadores ativos – não realizaram a “prova de vida”, um recadastramento biométrico para provar que estão vivos.


 


Entre os servidores que ficarão sem proventos está o comandante geral da Polícia Militar do Ceará – coronel Alexandre Ávila de Vasconcelos. Eles e mais de 500 PMs.


 


Além dos policiais militares, estão servidores da Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, das secretarias da Educação, da Saúde, da Cultura, Fazenda, do Desenvolvimento Agrário, Detran, Ipec e outros órgãos públicos ligados à administração estadual.


 


Um policial militar ouvido pelo O POVO, que está na lista dos salários suspensos, afirma que fez o recadastramento exigido pela Seplag no site da própria secretaria. No entanto, não teria recebido informação suficiente dando conta que teria de se dirigir a uma agência do Bradesco para fazer a “prova de vida”.


 


De acordo com o policial, a prova de vida dos servidores deve ser feita no mês seguinte ao aniversário do funcionário público. “Meu aniversário é em janeiro e fiz o recadastramento no site da Seplag. A prova de vida deveria ter sido feita em fevereiro. Não fiz porque não houve divulgação massiva e, também, porque estava trabalhando 24 horas entre janeiro e fevereiro por causa da onda de ataques das facções”, reclamou o militar.


 


Seplag


 


De acordo com a assessoria de Comunicação da Seplag, durante três meses, uma campanha publicitária chamou atenção para a necessidade de se fazer a “prova de vida” no Bradesco. Foram peças publicadas em jornais, rádios e TVs.


 


No site da Seplag, uma notícia do dia 4 de janeiro deste ano, informa que desde fevereiro os servidores ativos e inativos (aposentados e pensionistas) deveriam “fazer a prova de vida no autoatendimento do Bradesco. A prova será por meio da biometria. Com isso o processo será mais ágil e seguro”.


 


O texto explica que “o servidor deve digitar numero da conta e agência e fazer a leitura da biometria em qualquer autoatendimento do Bradesco no Brasil”. De acordo com a Seplag, a atividade substitui o recadastramento geral realizado em 2018 em todas as agências do Bradesco do Brasil.


 


A informação no site também alerta que “os servidores/pensionistas que fizeram portabilidade e não possuem conta corrente no Bradesco precisam se dirigir a uma agência do Bradesco”. Já aqueles impossibilitados de comparecer, por motivos de doença grave ou por morar no exterior, devem acessar o site do recadastramento (recadastramento.seplag.ce.gov.br), imprimir o termo de recadastramento manual e dar entrada, por meio de um procurador, no protocolo da Seplag.


 


Confira a documentação necessária para quem não tem biometria cadastrada no Bradesco no endereço eletrônico.


 


O CALENDÁRIO PARA A PROVA DE VIDA


 


Aniversariante


 


Prova de Vida – Biometria


 


Aniversariantes de janeiro


 


Fevereiro / 2019


 


Aniversariantes de fevereiro


 


Fevereiro / 2019


 


Aniversariantes de março


 


Março / 2019


 


Aniversariantes de abril


 


Abril / 2019


 


Aniversariantes de maio


 


Maio / 2019


 


Aniversariantes de junho


 


Junho / 2019


 


Aniversariantes de julho


 


Julho / 2019


 


Aniversariantes de agosto


 


Agosto / 2019


 


Aniversariantes de setembro


 


Setembro / 2019


 


Aniversariantes de outubro


 


Outubro / 2019


 


Aniversariantes de novembro


 


Novembro / 2019


 


Aniversariantes de dezembro


 


Dezembro / 2019