CE assina 3º pré-contrato para produção de hidrogênio verde

150

O Complexo do Pecém (CIPP S/A) assinou o terceiro pré-contrato para a instalação de unidade fabril de produção de hidrogênio e amônia verde. A primeira fase do projeto está prevista para iniciar operação em 2026. Desta vez o termo foi firmado com a Comerc Eficiência e a Casa dos Ventos.

O projeto, que já vem sendo trabalhado desde 2021, agora segue para a fase de licenciamento ambiental e projeto básico para iniciar sua implantação que será dividida em etapas. Quando em plena capacidade operativa, o empreendimento terá capacidade de até 2.4 GW de eletrólise, produzindo mais de mil toneladas de hidrogênio por dia. A unidade possibilitará a entrega 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano.

Atualmente, o Ceará possui 24 memorandos de entendimento assinados com empresas brasileiras e estrangeiras. As assinaturas começaram a ser efetivas em fevereiro de 2021.

As empresas Comerc Eficiência e Casa dos Ventos já haviam firmado um Memorando de Entendimento com o Ceará e outro com o próprio Complexo do Pecém para assegurar sua participação no projeto do Hub de H2V do Ceará. A planta, que ocupará uma área de até 60 hectares na ZPE Ceará, vai evitar a emissão de até 430 mil toneladas de CO2 por mês, por meio da geração de H2V, o qual emite 2.4 kg de CO2 para cada quilo de amônia Cinza produzida, trazendo assim uma significativa redução na emissão dos gases de efeito estufa.

“A Casa dos Ventos é uma das maiores investidoras de energia do Brasil e agora será de hidrogênio verde. E esssa volta é bastante significativa pra nós, após um longo trabalho das equipes do Sistema Sedet liderado pelo então governador Camilo Santana”, disse o secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior.
O diretor de novos negócios da Casa dos Ventos, Lucas Araripe, elogiou a localização do Ceará para a produção de energia limpa. “O Ceará está localizado em uma região de recursos energéticos eficientes e abundantes, aliado a uma posição estratégica para o comercio exterior. Esses fatores nos possibilitam exportar nossa energia renovável em forma de energéticos verdes de maneira muito competitiva globalmente”, disse.

“Com a abundância de fontes de energia como solar e eólica, este cenário é extremamente favorável para nos colocar como um dos maiores players do mundo. E, por isso, é um grande prazer ter a Comerc Eficiência na vanguarda de um projeto inovador e que dá mais um passo em direção a uma economia sustentável, abrindo novas possibilidades de geração de riquezas para o país e criando milhares de empregos”, pontuou o presidente da Comerc Eficiência, Marcel Haratz.

Com mais de 19 mil hectares de área, o Complexo do Pecém possui infraestrutura robusta, localização geográfica privilegiada e desponta também como a casa do Hidrogênio Verde (H2V) no Brasil, uma vez que abriga os primeiros projetos da área no país.

Fonte: O Estado CE

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here