Artigo: “Sintaf Cidadão, 35 anos de lutas em favor de gente”, por Nilson Fernandes

158

A Constituição Cidadã de 1988 permitiu que o serviço público pudesse estruturar seus sindicatos. Uma grande vitória. Tinha início o processo de construção de uma nova realidade para determinados segmentos da sociedade, associados em torno da luta em defesa dos interesses dos seus integrantes. Assim, em 17 de dezembro de 1988 surgia o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), fruto da determinação de um grupo de abnegados que resolveu solidarizar-se, em nome da categoria, e construir uma entidade forte, dinâmica. Decorridos 35 anos, podemos afirmar que não há avanço na história da Secretaria da Fazenda do Estado que não tenha a marcante presença do Sindicato, protagonista de inúmeras conquistas.

Nesse particular, louve-se o trabalho de quantos deram seu contributo a essa construção, das diretorias todas, dos colegas que já “partiram”. Um trabalho de muita intensidade, a dezenas de mãos. O Sintaf é um caso que merece ser estudado, somos um Sindicato Cidadão, atento aos interesses da sociedade como um todo, e não apenas em favor das lutas da categoria. Na medida em que desenvolve esforços pela ampliação de conquistas, pela busca constante de valorização dos fazendários, melhores condições de trabalho, remuneração segura e aposentadoria digna, a entidade, entre outras incentivas, pesquisa e apoia grandes projetos, a exemplo do que faz a Fundação Sintaf e o seu centro de pesquisas, o Observatório das Finanças Públicas (Ofice).

Ao contribuir para a construção de uma administração financeira mais estável, com os fazendários desempenhando mais eficientemente a missão de tributar, arrecadar e fiscalizar os recursos financeiros para o desenvolvimento sustentável do Estado, quem ganha é a sociedade, mediante a chegada de mais recursos para educação, saúde, saneamento, segurança e demais áreas de atuação.

Continuamente avançamos. No final dos anos 2000, ampliamos o raio de atuação, investindo no Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP), criado na Universidade Federal do Ceará por Doutores em Economia. O Sindicato colaborou com mentes e apoio financeiro para a realização de pesquisas. Os estudos foram tão bem sucedidos que geraram uma série de projetos pelo governo do estado, nas políticas para o setor.

Ademais, abraçamos a comunidade do Poço da Draga, contígua à Sefaz, promovendo alegria e levando esperança às pessoas do local com ações concretas. A Sefaz fica ao lado desta que é a mais antiga comunidade carente do estado, eivada de problemas. Numa época em que ocorriam mais assaltos e roubos no entorno da Secretaria, enquanto uns sugeriam a construção de muros de separação, o Sintaf foi lá pra dentro, realizar eventos culturais (saraus musicais, contação de histórias), preparar jovens para o vestibular e o Enem, ensinar informática, convocar as mulheres para a capacitação em corte e costura e culinária (fabricação de doces e salgados), conclamar idosos à prática de atividades físicas, oportunizar a alfabetização etc.. Existe uma relação profunda entre a comunidade do Poço da Draga e o Sindicato dos Fazendários do Ceará.

Saindo do contexto das consequências, outra intervenção social pujante focou em cidades do interior do estado, mais carentes de oportunidades. Em 2023, o Sindicato decidiu levar o know-how dos fazendários para pequenos municípios, a fim de permitir às suas populações condições adequadas de que ali permanecerem. O projeto bem-sucedido de estruturação fiscal-tributária das finanças municipais promovido pelo Sintaf foi desenvolvido a partir de Cedro, no Centro-Sul cearense. O projeto se inspira na máxima de que “é no município onde as pessoas moram”. Além das iniciativas transformadoras citadas, temos o projeto “Lute como uma Bárbara”, de resgate da figura histórica e revolucionária de Bárbara de Alencar, primeira presa política do Brasil e Heroína Nacional. Todo esse conjunto de atividades favorecem grandemente a sociedade cearense.

Os 35 anos do Sintaf representam 35 anos de resultados para os fazendários, de intensa atuação em favor da sociedade cearense, de robustez à Sefaz em sua missão, extrapolando os muros da Fazenda, utilizando-se da expertise de seus mais de 400 Mestres e Doutores para as mais diversas finalidades cidadãs, em função de um Ceará mais justo e feliz. Enfim, é o Sintaf atuando junto às pessoas, agindo de maneira direta em processos que beneficiam a sociedade como um todo. Parabéns, Sintaf. E viva os fazendários!

Nilson Fernandes é diretor de Comunicação do Sintaf (jnilsonfe@gmail.com)

Artigo publicado no blog do Eliomar de Lima
https://blogdoeliomar.com/sintaf-cidadao-35-anos-de-lutas-em-favor-de-gente/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here