Alece busca resgate e valorização da memória de Bárbara de Alencar

245

Audiência pública acontece nesta segunda-feira, a partir das 14 horas, por meio do requerimento do deputado De Assis Diniz

Para muitos, Bárbara de Alencar é uma rua que parte do Centro e segue até o início da Aldeota, em Fortaleza. Para poucos, seria alguém com parentesco ao escritor José de Alencar. Avó, na verdade. Para alguns, uma mulher à frente do seu tempo (1760 – 1832), que rompeu costumes e comportamentos machistas e que se destacou na luta pela independência brasileira do colonialismo português.

Para resgatar e valorizar a memória da pernambucana Bárbara de Alencar, radicada no Crato, a Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) realiza nesta segunda-feira (28), a partir das 14 horas, a audiência pública para debater a história da mulher que foi financiadora da Revolução Pernambucana e da Confederação do Equador.

A realização é da Comissão de Cultura e Esportes (CCE) e atende ao requerimento do deputado De Assis Diniz (PT), que justifica o momento como uma oportunidade de contribuição às mulheres na história do Brasil.

“Através desse evento, será possível compartilhar seu exemplo de coragem, resiliência e luta pela liberdade, inspirando outras pessoas a persistirem em suas próprias lutas e a promoverem mudanças positivas em suas comunidades”, apontou o deputado.

Entre os órgãos e instituições que deverão estar presentes ao debate estão a Secretaria das Mulheres do Ceará, a Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a Secretaria de Cultura do Ceará, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-Ce) e a Universidade Regional do Cariri (Urca), além dos prefeitos João Luiz Lima Santos (Campos Sales) e José Ailton de Sousa (Crato) e a senadora Augusta Brito (PT).

Fonte: O Povo

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here