Vendas do varejo sobem 2,9% em novembro ante outubro, revela IBGE

861


As vendas do comércio varejista subiram 2,9% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal, informou na manhã desta terça-feira, 15, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio acima do teto do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, que esperavam desde uma queda de 0,2% a avanço de 2,7%, com mediana positiva de 0,95%. 


A alta de 2,9% em novembro ante o mês anterior foi a mais acentuada para o período de toda a série histórica, iniciada em 2000, informou o IBGE. Considerando todos os meses do ano, o avanço no volume vendido pelo varejo em novembro ante outubro foi o segundo melhor desempenho da série, atrás apenas da alta de 4,0% registrada em janeiro de 2017.


Na comparação com novembro de 2017, sem ajuste sazonal, as vendas do varejo tiveram alta de 4,4% em novembro de 2018, coincidindo com o teto do intervalo das previsões (4,4%). Nesse confronto, o piso do intervalo era redução de 0,2% e a mediana, positiva de 2,05%. 


As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2,5% no ano. No acumulado em 12 meses, houve avanço de 2,6%. 


Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 1,5% em novembro ante outubro, na série com ajuste sazonal. O resultado veio dentro do intervalo das estimativas (Projeções Broadcast), mas acima da mediana. Os analistas esperavam desde um recuo de 0,6% a alta de 2,4%, com mediana positiva de 0,4%. 


Na comparação com novembro de 2017, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 5,8% em novembro de 2018. Nesse confronto, as projeções variavam desde um aumento de 0,9% a 5,9%, com mediana positiva de 4,2%. 


As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 5,4% no ano. Em 12 meses, o resultado foi de avanço de 5,5%


Média móvel trimestral


O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve alta de 0,4% em novembro de 2018, informou o IBGE. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas registrou ligeiro recuo de 0,1% em novembro.