Sintaf participa de mobilização contra a reforma da Previdência em Brasília

241


O Sintaf, representado pelo diretor administrativo-financeiro, Carlos Brasil, participou nos dias 2 e 3 de abril de mais uma mobilização parlamentar convocada pela Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), no congresso nacional. No período citado, foram visitados os gabinetes de grande parte dos deputados federais do Ceará, Mato Grosso, Maranhão e Pará. A cada semana, dirigentes sindicais dos diversos sindicatos filiados à Federação se revezam nesse processo. “O objetivo é argumentar e convencer os deputados a votarem contra a reforma da Previdência. E não apenas apresentamos as críticas, mas indicamos alternativas às medidas propostas na PEC 06/2019”, explica Carlos Brasil.


 


Da bancada cearense, os deputados Mauro Filho (PDT), Leônidas Cristino (PDT) e A.J. Albuquerque (PP) receberam pessoalmente os dirigentes sindicais. “Eles concordaram com a tese de que, da forma como está, a reforma não passará”, relata Brasil. “Percebemos, no entanto, que ainda há muito desconhecimento sobre o alcance da reforma, pois se trata de um texto muito complexo”, completa.


 


Na avaliação dos sindicalistas, o projeto tem por finalidade a privatização da previdência pública, já que a proposta prevê a desconstitucionalização da seguridade social, entregando-a, através da capitalização, às instituições financeiras. Além de mudar o sistema para a capitalização individual, o projeto acaba com a contribuição patronal. Sistema semelhante foi adotado no Chile há 30 anos e hoje a maior parte dos aposentados, ao invés dos 100%, recebem cerca de 40% do que deveriam receber.


 


A mobilização parlamentar é uma das frentes de luta adotada pela Fenafisco e sindicatos filiados para barrar a reforma da Previdência ou, ao menos, minimizar seus impactos na vida dos brasileiros. “Também consideramos fundamental a mobilização nas ruas, com a participação dos trabalhadores nos atos, caminhadas e greves gerais, além do aprofundamento do debate. Para tanto, o Sintaf está organizando um seminário sobre a reforma da Previdência voltado aos fazendários”, finaliza.