Sintaf negocia proposta de incorporação do piso do PDF com cúpula do governo

440


A proposta de incorporação do piso do PDF aos vencimentos dos fazendários foi objeto de reunião no final da tarde desta quarta-feira (04/04) entre a Diretoria do Sintaf e representantes do governo, no Palácio da Abolição. Estiveram presentes, à negociação, o chefe de gabinete do Governador, Élcio Batista, o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins, o secretário da Fazenda, Mauro Filho, o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão (PDT), e o deputado Manoel Duca da Silveira (PDT), além dos dirigentes do Sintaf e da AAFEC.


Inicialmente, os dirigentes do Sintaf apresentaram a proposta de incorporação de 100% do piso do PDF aos vencimentos, diante da atual insegurança jurídica da remuneração dos servidores. Os representantes do governo insistiram na proposta do secretário da Fazenda, Mauro Filho, de incorporar 16,10% do piso do PDF. Os diretores do Sindicato buscaram melhorar a proposta, destacando que era fundamental garantir o encaminhamento da lei de imediato. Quanto ao efeito financeiro, este poderia ser parcelado a partir de dezembro deste ano. Após negociação exaustiva, o governo admitiu incorporar entre 25 e 30% do piso do PDF.


A fragilidade jurídica do piso do PDF foi o argumento mais utilizado, ressaltando-se que os servidores aposentados seriam os maiores prejudicados, com perdas difíceis de serem reparadas. Além disso, a reivindicação foi acolhida pelo próprio governador Camilo Santana, em reunião com o Sintaf em junho do ano passado, quando ele assegurou que resolveria o problema.


“O pleito é mais que compreensível, mas o governo não tem condições de incorporar 100% do piso agora, nem pode assumir um impacto financeiro para o ano que vem”, asseverou o secretário chefe da Casa Civil, Nelson Martins.


“Estamos pedindo o mínimo, que é a garantia jurídica”, ressaltou o diretor Bira Fontenele. “A situação das finanças públicas do Ceará é destaque em todo o país. E muito disso se dá por conta do trabalho do fazendário”, lembrou o diretor Pedro Vieira.


“Temos todo o interesse em encontrar uma solução. Vamos levar para a Seplag os dois cenários de incorporação, de 25% e de 30% do piso do PDF, e suas repercussões. E voltamos a conversar em seguida”, acrescentou o secretário Nelson Martins. “Vamos levar a proposta para o Governador. Entre nós três não haverá divergência”, disse o chefe de gabinete, Élcio Batista, referindo-se a ele e aos secretários Nelson Martins e Mauro Filho.