Sintaf convoca para Assembleia Geral: “A luta é de todos e o benefício é para todos”

396


A mobilização das unidades fazendárias teve continuidade nesta segunda-feira (20/8), com os diretores do Sintaf convocando a categoria a participar massivamente da Assembleia Geral marcada para a próxima sexta-feira, dia 24, a partir das 8h30, no auditório da Sefaz, cuja pauta é a incorporação do piso do PDF aos vencimentos e proventos de aposentadoria. O roteiro de hoje contemplou CESUT, P.F. Cais do Porto, P.F. Detran e Cexat Parangaba. 


 


Em suas falas, os diretores reforçaram a insegurança jurídica que recai sobre o piso do PDF, o que pode prejudicar não apenas os servidores da ativa, mas também os aposentados. Eles recordaram todo o processo de negociação com a Sefaz e os representantes do governo, até o agendamento da audiência com o governador Camilo Santana para o último dia 13, que foi desmarcada de última hora. A perspectiva é de que a reunião aconteça até o próximo dia 23, conforme compromisso assumido pelo Chefe de Gabinete, Élcio Batista.


 


“No entanto, até agora não temos nada de concreto. Por isso é essencial a participação de todos na Assembleia”, afirmou o diretor de Organização do Sintaf, Lúcio Maia. “Sabemos que o pleito não pode ser encaminhado de imediato, por conta do período eleitoral, mas pode tramitar a partir de novembro. Para tanto, é fundamental o compromisso do Governador com a categoria, a fim de assegurarmos o aspecto legal da incorporação este ano”, completou.


 


“O momento é de indignação, pois o Governador sequer nos recebeu. É imprescindível que estejamos todos na Assembleia, decidindo juntos”, apontou o diretor Mauro Bastos. Para o diretor Kleber Silveira, ou a categoria se mobiliza e mostra sua força, ou o governo continuará protelando. “Precisamos dar uma resposta a essa falta de respeito. Só conseguiremos legitimar nossos pleitos com a AGE lotada”, afirmou.


 


“A luta é de todos e o benefício é para todos. Nada do que conseguimos de 1988 para cá, desde a fundação do Sintaf, foi benevolência dos governantes, mas fruto de inúmeras negociações e paralisações”, recordou o diretor Bira Fontenele. “A luta do servidor público é uma constante. Se queremos uma remuneração segura e uma aposentadoria menos sofrida, a hora de lutar é agora”, pontuou.


 


Pauta prioritária


 


Na audiência com o Governador, a incorporação do piso do PDF será tratada como pauta prioritária. No entanto, outros temas importantes deverão ser discutidos, como a aprovação da Lei Orgânica do Fisco estadual (LOAF) e concurso público para todos os cargos da Sefaz. O Sintaf também pretende apresentar, ao Chefe do Executivo Estadual, sua proposta para o incremento da arrecadação.