Servidores pressionam Congresso contra Reforma

269


PRINCIPAIS MANCHETES DE JORNAL DESTA SEGUNDA-FEIRA (11.03)


 


O Estado de S.Paulo destaca, na sua primeira página, que entidades que representam servidores públicos estão preparando um lobby intenso no Congresso para mudar alguns pontos da reforma da Previdência enviada pelo governo. O matutino lembra que a equipe do ministro Paulo Guedes (Economia) inseriu alterações importantes na aposentadoria dos servidores para tentar acabar com o que o ministro classificou de “privilégios”.


Agora, os servidores públicos tentam pressionar ministros, autoridades e lideranças no Congresso para alterar pontos em favor da categoria. Em seu Twitter, o Major Vitor Hugo (PSL-GO), líder do governo na Câmara, divulgou uma lista de 22 entidades que já entraram em contato com ele nos últimos dias para defender interesses dos servidores públicos.


O Estadão lembra que, entre as novas regras previstas pela reforma, está a determinação de que, quem entrou no serviço público após o ano de 2003, terá que cumprir as mesmas regras do INSS para aposentadoria. “Servidores pressionam Congresso para barrar reforma da Previdência”, destaca o título principal do Estadão.


 


Bolsonaro compartilha notícia falsa contra jornalista


O Globo repercute o áudio divulgado nas redes sociais do presidente Jair Bolsonar da jornalista Constança Rezende, repórter do “O Estado de S. Paulo”, e afirma que o presidente compartilhou um ataque deturpado à jornalista. Segundo O Globo, a gravação foi divulgada com frases truncadas, pausas e trechos selecionados.


No Twitter, Bolsonaro afirmou que Constança teria falado que a intenção é “arruinar Flávio Bolsonaro e o governo”, mas a frase não aparece completa no áudio. O próprio Estado de S.Paulo realizou uma checagem de fake news e publicou texto em um de seus blogs declarando que a entrevista foi distorcida pelo site Terça Livre, responsável pela divulgação inicial do áudio e ligado a simpatizantes de Jair Bolsonaro.


Em sua manchete, o matutino carioca afirma ainda que o ministro Paulo Guedes vai antecipar a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que desvincula e desindexa as despesas do Orçamento. Segundo o matutino carioca, a chamada PEC do pacto federativo era considerada um “plano B” à reforma da Previdência, mas o apelo de governadores e prefeitos motivou Paulo Guedes a apressar a tramitação da proposta.


O Globo enfatiza que o governo vai “dobrar as apostas” na articulação política, já que decidiu tramitar duas propostas relevantes da agenda econômica simultaneamente no Congresso logo no primeiro semestre do ano. A PEC do pacto federativa tira o engessamento de alguns gastos públicos e dá liberdade ao Congresso para negociar as prioridades de gastos. “Guedes vai lançar plano B junto com a Previdência”, sublinha a manchete do Globo.


O governo de São Paulo decidiu alterar o cardápio da merenda servida aos alunos da rede estadual e a Folha de S.Paulo mostra que muitos alimentos frescos estão sendo substituídos por produtos industrializados no cardápio. O matutino explica que as alterações na merenda começaram na gestão de Márcio França (PSB) no final de 2018.


Antes da mudança, o cardápio seguia as recomendações da chef Janaina Rueda que, voluntariamente, desenvolveu o programa “Cozinheiros da Educação”, aplicado desde 2016 nas escolas. Agora, a Folha mostra que é comum ver pratos montados com arroz, ervilha e farofa e variações que repetem ingredientes como macarrão e sardinha, por exemplo.


Questionada sobre as mudanças, a Secretaria da Educação do governo de São Paulo declarou que fará chamada pública para convidar chefs a participarem da montagem das merendas nas escolas. “Em SP, merenda volta a priorizar industrializados”, aponta a manchete da Folha.