Resultados do primeiro turno impõem dúvidas sobre os rumos da economia em 2023

346

Thais Herédia e Priscila Yazbek apresentam podcast CNN Money, nas manhãs de segunda a sexta, com balanço dos assuntos que influenciam mercados, finanças e economia
O resultado do primeiro turno surpreendeu: Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) seguem para o segundo turno com uma diferença muito menor de votos que os cenários das pesquisas apontavam.

Esse resultado adiciona boas doses de dúvidas sobre a reta final da disputa, sobretudo sobre qual será o modus operandi de cada candidato daqui para frente. Ambos precisam ganhar votos de quem não têm, e há uma imposição de estratégia em curso.

A expectativa é que tanto Lula quanto Bolsonaro rumem ao centro e se retirem das extremidades. Embora a pauta ideológica já esteja consolidada nas duas candidaturas, a política econômica do próximo governo segue em aberto, e o momento agora pede por um discurso mais assertivo.

A maior distinção entre eles é do ponto de vista estrutural. A primeira pergunta que se impõe é: quem será o indutor do crescimento da economia? Para Bolsonaro, a resposta é o setor privado; para Lula, o Estado.

A segunda pergunta é: quanto vai custar para tocar qualquer uma das duas opções?

A composição do Senado, que trouxe uma vitória bolsonarista, acaba estabelecendo um novo balanço de forças no Congresso Nacional, à medida que o equilíbrio característico entre as posturas ideológicas dos senadores pendeu à direita, e não mais ao centro.

Outra pergunta que se impõe aqui é: quanto isso vai determinar a aprovação, ou não, das reformas necessárias para a economia brasileira?

No episódio desta segunda-feira (3), o CNN Money tratará de dois assuntos ligados à política: a abertura dos mercados neste primeiro dia após o primeiro turno e os desafios na economia para ambos os candidatos à Presidência, partindo dos programas de governo de cada um deles.

Apresentado por Thais Herédia e Priscila Yazbek, o CNN Money apresenta um balanço dos assuntos do noticiário que influenciam os mercados, as finanças e os rumos da sociedade e das dinâmicas de poder no Brasil e no mundo.

*Publicado por Tamara Nassif

Fonte: CNN Brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here