Reforma da Previdência é aprovada: calculadora mostra quanto tempo falta para se aposentar

964


São até 4 regras de transição para o INSS e 2 no serviço público. A cada caso, um modelo diferente é mais vantajoso


O Globo


A reforma da Previdência do presidente Jair Bolsonaro , cujo texto-base foi aprovado em segundo turno pelo Senado nesta terça-feira , fixou idade mínima de 65 anos para homens e de 62 anos para mulheres, na mais ambiciosa mudança já feita nas regras de aposentadoria no país em três décadas. Porém, para quem já está trabalhando e contribuindo para a Previdência, haverá regras de transição.


O segundo turno no Senado é a última etapa de votação. Após a apreciação dos destaques, a reforma seguirá para promulgação, o que deve ocorrer em novembro, e entrará em vigor imediatamente.


Em sete pontos : Entenda como a Reforma da Previdência vai mudar as regras da aposentadoria


No setor privado, serão até quatro regras de transição. Para os servidores públicos federais, são duas opções. E há transição também na aposentadoria por idade, modalidade já existente hoje e mais usada pelos trabalhadores de baixa renda.


Os professores da iniciativa privada têm três regras de transição. No setor público, são duas regras de transição para o magistério.


Quer saber o seu tempo de contribuição? Veja o passo a passo para consultar o site do INSS


Em todos os casos, um modelo que é mais vantajoso para uma pessoa nem sempre será o melhor para outro trabalhador da mesma idade e gênero. Vai depender do tempo de contribuição de cada um e, ainda, do valor de aposentadoria que espera receber. Dependendo da transição escolhida, o benefício pode vir antes, porém em valor menor.


Reforma foi aprovada : precisa correr para solicitar a aposentadoria?


A calculadora da Previdência do Globo permite simular o tempo que falta para se aposentar e o valor a receber em cada uma das 12 situações possíveis.


Clique aqui e faça a sua simulação:


https://infograficos.oglobo.globo.com/economia/simulacao-de-aposentadoria.html