Queda de 3,79% no IPVA do Ceará é maior que a média do País

742


| VEÍCULOS | O governador do Estado, Camilo Santana (PT), anunciou a redução, ontem, em transmissão no Facebook. Parcela única é paga até janeiro de 2019


O cearense vai pagar menos pelo Imposto sobre Circulação de Veículos Automotores (IPVA) em 2019. A redução média, em relação a este ano, será de 3,79%. A queda é maior que a média nacional, que fica em torno de 3%.


No ano que vem, 2.271.067 veículos serão tributados, com uma previsão de arrecadação de R$ 1 bilhão, sendo que 50% desse valor pertence ao Tesouro Estadual e os outros 50% são destinados aos municípios cearenses.


O anúncio da variação para 2019 foi realizado pelo governador do Estado, Camilo Santana (PDT), ontem, em transmissão ao vivo no Facebook. Ele afirmou que “o Governo do Ceará não tem poupado esforços para garantir o equilíbrio fiscal do Estado”, e que tem feito isso buscando a redução da carga tributária.


“A população que tem carros pagará menos pelo IPVA em 2019. No ano passado também ocorreu redução na média aplicada. Essa tem sido a lógica que nós temos trabalhado no nosso governo. Mais serviço, mais eficiência e menos impostos para o povo cearense”, disse.


Na comparação com outros estados, a redução média aplicada no Ceará foi superior. Em São Paulo, o imposto será de 3,34%, enquanto em Minas Gerais a diminuição foi de 3%. A tendência de queda é nacional.


O prazo de recolhimento para quem optar pelo pagamento em cota única, usufruindo do desconto de 5% no tributo, será até o dia 31 de janeiro. Parcelamento pode ser realizado ao longo dos cinco primeiros meses do ano, sem desconto.


Quem decidir pela divisão de valores, deverá pagar as parcelas, que não podem ser inferiores a R$ 50, nos dias 8 de fevereiro, 8 de março, 8 de abril, 8 de maio e 10 de junho de 2019.


Para chegar aos valores constantes nas tabelas do IPVA, a Secretaria da Fazenda do Estado considerou a tabela divulgada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que expressa os preços médios de mercado dos veículos, efetivamente praticados por Estado, e consulta ao Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel).


Em 2019, a Sefaz não fará envio de boletos pelos Correios. Eles estarão disponíveis aos contribuintes a partir de 2 de janeiro, no site da Secretaria. A rede arrecadadora do IPVA inclui Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNB, Bradesco, casas lotéricas e Farmácias Pague Menos. A tabela completa com os valores para o IPVA 2019 estará disponível no site da Sefaz, (www.sefaz.ce.gov.br) a partir da próxima sexta-feira, 21.


Colaborou Carlos Holanda, Especial para O POVO


 


VARIAÇÃO


Em 2018, o imposto teve redução média de 4,46%. Em 2017, a queda foi de 6,4%. Em 2016, de 4%. Já em 2015, este número atingiu 10,78%. A queda em 2014 foi de 10,92%.