Publicação que analisa desempenho parlamentar durante governos Dilma e Temer é lançada em Brasília

783



 


Com análise do Laboratório de Estudos Político-sociais (Labep), a revista E-Ranking Cidadão foi apresentada no dia 02 na sede da Anfip


 


Nesta terça-feira (2), o diretor de Assuntos Parlamentares da Fenafisco, Pedro Lopes, participou do lançamento da revista E-Ranking Cidadão na sede da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Anfip), em Brasília. A publicação tem versão impressa e uma plataforma virtual que aponta o desempenho dos parlamentares no Congresso Nacional. Quem faz esse panorama global da atuação de senadores e deputados é o Laboratório de Estudos Político-sociais (Labep) coordenado pelos cientistas políticos Jorge Mizael e Gustavo Tavares.


 


Estiveram presentes na solenidade Floriano Sá Neto, presidente da Anfip, Geraldo Seixas, presidente do Sindireceita; Rudiquei Marques, presidente do Fonacate, oportunidade em que elogiaram a publicação, e classificaram como um instrumento capaz de subsidiar a população no monitoramento da atividade parlamentar. O lançamento foi acompanhado ainda pela vice-presidente de Cultura Profissional e Relações Interassociativas da ANFIP, Dejanira Freitas Braga, e por representantes de entidades e organizações da sociedade civil.


 


A publicação disponibiliza à sociedade o desempenho legislativo referente aos governos da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e de seu sucessor, Michel Temer (MDB), em assuntos como concessão dos benefícios Seguro-desemprego, Pensão por Morte e Auxílio-doença, Teto dos Gastos Públicos; Reforma Trabalhista; Terceirização e exploração do Pré-Sal.


 


O levantamento atribuiu valor positivo àqueles que trabalharam no enfrentamento às desigualdades estruturais para promover o desenvolvimento, e valor negativo à performance parlamentar que rendeu prejuízos à população. A ideia central é, além de informar sobre as ações políticas e o exercício do Poder Legislativo, no momento que antecede as eleições de 2018, fortalecer a democracia, incentivando a efetiva participação política cidadã. A publicação conta com o apoio da Anfip (Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal) e Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital).