Preocupação predominante é reforma da Previdência, ressalta presidente do BC

924


O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou nesta quinta-feira, 4, que, no que tange aos riscos, a instituição enumerou que, predominantemente, a preocupação é a com a reforma da Previdência. “Não é um sistema mecânico, mas vamos aguardar de hoje até a última reunião para ver como esses fatores (de risco) se comportam e vamos fazer uma análise”, disse, em sessão de perguntas e respostas em evento da XP Investimentos, após apresentação. 


Campos Neto ressaltou que o debate é sobre intensidade, não sobre sinal. “Queremos garantir inflação de longo prazo na meta com credibilidade”, afirmou também. 


Em resposta a uma pergunta sobre o fato de o BC ter trabalhado nos últimos anos com uma inflação um pouco abaixo do centro da meta, em vez de chegar ao centro da meta, Campos Neto disse que a história brasileira “mostra o contrário”, com a inflação acima da meta na maioria das vezes. “Por alguma razão as pessoas toleram mais ficar acima do meta do que abaixo”, disse. “O importante é convergir, gerar credibilidade, olhar um prazo mais longo, aumentar o duration”, disse.


O presidente do BC disse ainda que, no cenário internacional, há um medo de que instrumentos hoje utilizados não são mais tão eficazes, citando, entre alguns exemplos, o juro negativo. “A taxa negativa tende a funcionar mais onde o sistema é mais bancarizado e funciona menos onde é mais capital market”, disse.