Ofice participa de reunião promovida pelo Observatório de Fortaleza

710



 




O Observatório de Fortaleza, localizado na Praça do Ferreira, realizou na tarde da última terça-feira (17/9) mais uma reunião entre os observatórios existentes no Estado. Na ocasião, o Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice), vinculado à Fundação Sintaf, foi representado pelo pesquisador sênior, Lúcio Maia, também diretor de Organização do Sintaf, e pelos pesquisadores juniores Gerson Ribeiro e Hayanna Vasconcelos. A discussão foi centrada nas parcerias, sustentabilidade e governança da Rede Observa-CE, bem como na produção do portal que abrigará a produção dos observatórios.


 


Em sua fala, a diretora do Observatório de Fortaleza, Cláudia Leitão, recordou que há dois anos a entidade nascia com o intuito de ter um espaço voltado para a difusão do conhecimento e para a parceria com outros observatórios, laboratórios e institutos de pesquisa. “Nosso maior sonho era chegarmos à tarde de hoje, quando realmente caminhamos para construirmos e darmos institucionalidade a uma rede de observatórios”, afirmou. “O mundo hoje se constrói em redes, e essas redes são fundamentais para que possamos estar conectados, pensando juntos a construção de um modelo de desenvolvimento para as nossas cidades e para o nosso país; pensando juntos a difusão do conhecimento confiável”, completou.


 


Na rede de observatórios, a produção do conhecimento considera não apenas a pesquisa científica, mas também o saber popular. “Nosso objetivo é, cada vez mais, oferecer para as gestões e para a população os dados necessários para a construção de políticas públicas eficazes”, enfatizou a diretora, que também citou a superação das desigualdades como um dos objetivos almejados.


 


No momento, o Observatório de Fortaleza busca integrar os 27 observatórios existentes no Estado do Ceará. 


 


O Observatório de Finanças Públicas (Ofice)


 


No momento das apresentações, casa observatório externou um pouco de sua missão. O pesquisador Lúcio Maia destacou que o Observatório de Finanças Públicas do Ceará (Ofice) é um centro de estudos e pesquisas criado há quatro anos pela Fundação Sintaf. Seu objetivo principal é difundir informações relativas a finanças públicas nas três esferas governamentais, com destaque para o Estado do Ceará e seus municípios, bem como analisar projetos governamentais que têm impacto na sociedade. O Ofice é financiado pelo Sintaf e AAFEC e possui atualmente um pesquisador sênior e três pesquisadores juniores, na qualidade de bolsistas. A Panorama Fiscal, principal publicação do Ofice, é publicada bimestralmente.


 


Sobre o Observatório de Fortaleza


 


O Observatório de Fortaleza é o ponto estratégico de uma rede de conhecimento voltado à produção, difusão e acesso à informação sobre políticas públicas, gerando confluência de ideias, promoção de diálogos e intercâmbio de experiências com a sociedade. Ele busca influenciar as transformações sociais, políticas, econômicas, culturais e científicas, qualificando a governança municipal e contribuindo para tornar Fortaleza uma cidade mais acessível, justa, acolhedora e criativa. Saiba mais em http://observatoriodefortaleza.fortaleza.ce.gov.br