IBOPE: Bolsonaro perde apoio de 1 a cada 3 eleitores com renda de até 2 salários mínimos

268


No Nordeste, de cada dez eleitores que consideravam o governo bom ou ótimo, quatro já mudaram de ideia. No Sudeste e no Sul, esse movimento também se observa, mas com menor intensidade: três e dois de cada dez, respectivamente, já deixaram de manifestar aprovação


Reportagem de Daniel Bramatti e Caio Sartori, na edição desta segunda-feira (29) do jornal O Estado de S.Paulo, revela que o apoio a Jair Bolsonaro (PSL) caiu vertiginosamente no primeiro trimestre de governo entre nordestinos e eleitores com baixa escolaridade e renda, que foram os que definiram as eleições em 2018.


Segundo a reportagem, dentre os que se enquadram em um desses segmentos e chegaram a manifestar satisfação, boa parte já pulou do barco.


No Nordeste, de cada dez eleitores que consideravam o governo bom ou ótimo, quatro já mudaram de ideia. No Sudeste e no Sul, esse movimento também se observa, mas com menor intensidade: três e dois de cada dez, respectivamente, já deixaram de manifestar aprovação.


Na segmentação do eleitorado por renda, a insatisfação cresce de forma mais veloz nas faixas mais baixas. Entre os mais pobres (que ganham até dois salários mínimos) que aprovavam o governo em janeiro, um terço já mudou de opinião. Entre os que ganham mais do que isso e também viam a gestão como boa ou ótima, apenas um quinto alterou essa percepção.


A queda na aprovação de Bolsonaro também foi mais expressiva nas capitais. Em janeiro, as taxas de satisfação nas capitais e no interior eram próximas: 47% e 51%. Em abril, passaram para 30% e 37%, respectivamente.


Leia a reportagem na íntegra: https://www.revistaforum.com.br/ibope-bolsonaro-perde-apoio-de-1-a-cada-3-eleitores-com-renda-de-ate-2-salarios-minimos/?fbclid=IwAR0hyqQQhd-lS76v3TVV3oVwaTj3KflBft8t-fYCwsxXnFFg4gipRkPiZAY