Governador concorda em receber o Sintaf e Conselho Sindical aprova pauta de negociação

884


Na primeira reunião do Conselho Sindical da gestão 2018-2021, ocorrida na manhã desta sexta-feira (20/7) na sede da Fundação Sintaf, os delegados presentes aprovaram a pauta sugerida pela Diretoria Colegiada para negociação com o governador Camilo Santana: incorporação do piso do PDF aos vencimentos – como prioridade –, Lei Orgânica da Administração Fazendária, concurso público para todos os cargos da Sefaz e proposta de incremento da arrecadação estadual. Ao mesmo tempo, concordaram com a iniciativa da Diretoria em ir, no mesmo dia, ao gabinete do secretário da Fazenda, João Marcos Maia, com o objetivo de definir uma data para a audiência com o Governador. Em seguida, a Diretoria entrou em contato com o Secretário, que marcou a reunião para hoje, às 15h30.


 


“Segundo nos informou o deputado Manoel Duca, o Governador concordou em nos receber – o que foi confirmado pelo secretário João Marcos. Falta apenas agendar uma data”, afirmou o diretor do Sintaf, Lúcio Maia. O diretor fez um resgate da luta pela incorporação do piso, desde a negociação com a cúpula do governo até as últimas articulações políticas. “Daqui para frente só vamos conversar com o Governador, já que seus representantes não encaminharam nosso pleito. E a pauta agora é incorporação de 100% do piso do PDF”, declarou.


 


“Diante de um cenário difícil, nós vamos ter que brigar para alcançarmos o que queremos. Para isso, a categoria precisa estar mobilizada e unida”, afirmou o delegado sindical do Posto Fiscal Penaforte, Edilson Teixeira. Já a delegada Sônia Gomes, da Corex/Call Center, sugeriu a realização de reuniões bimestrais do Conselho Sindical, a fim de discutir e alinhar os encaminhamentos sobre as principais pautas da categoria – proposta aprovada pelo grupo. 


 


Outro encaminhamento do Conselho Sindical foi a realização de consultas à Procuradoria Geral do Estado (PGE) e à Procuradoria da Assembleia Legislativa acerca dos prazos eleitorais para efeito de encaminhamento de projetos.


 


Outros debates


 


Durante os informes, o Conselho Sindical tratou de outras questões de interesse dos fazendários, a exemplo da ação judicial sobre erro de cálculo no ajuste salarial na época da aplicação da Unidade Real de Valor (URV), que contou com exposição da assessoria jurídica; da eleição do novo Conselho Curador e Conselho Fiscal da Fundação Sintaf, que acontecerá na Assembleia Geral marcada para a próxima segunda-feira (23), a partir das 8h30, no auditório da Sefaz; e do Dia do Basta, convocado pelas centrais sindicais para 10 de agosto. Será um dia de paralisação e protestos em todo o país contra as privatizações, a retirada de direitos da classe trabalhadora, o desemprego, os ataques ao serviço público, o aumento do preço do gás de cozinha e dos combustíveis.