Fundação Sintaf e Caen/UFC apresentam proposta de Doutorado Profissional em Economia do Setor Público

58

Em evento no auditório da Sefaz, na manhã desta quinta-feira, 25 de janeiro, a Fundação Sintaf oportunizou a apresentação do Doutorado Profissional em Economia do Setor Público, do Centro de Aperfeiçoamento de Economistas do Nordeste (Caen), da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O evento foi aberto pelo secretário Executivo de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Guilherme França, representando o secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes, que colocou a Secretaria à disposição para auxiliar na divulgação do doutorado.

Na ocasião, o professor Maurício Benegas, coordenador do Programa de Economia Profissional, destacou o pioneirismo do curso. “Será o primeiro doutorado profissional em Economia no país, com o mesmo peso do doutorado acadêmico”, sublinhou. “O que pensamos foi algo original no Brasil; não há paralelo”, completou.

O doutorado profissional é mais voltado para quem está no mercado. O intuito é que o aprendizado do aluno possa ser aplicado no dia a dia de sua atividade laboral. “Nosso maior parceiro é a Sefaz. Quando observamos as turmas de mestrado, 60% a 75% são de servidores da Secretaria da Fazenda. É justo termos a primeira turma do doutorado profissional apenas com fazendários”, explicou o professor.

Maurício Benegas enfatizou o esforço do diretor-geral da Fundação Sintaf, Liduíno de Brito, para viabilizar a turma, negociando as melhores condições e valores possíveis. No encontro, Liduíno garantiu que os filiados ao Sintaf não pagarão a taxa de administração do curso à Fundação Sintaf.

O coordenador do Caen também explanou, aos presentes, o rol de professores e disciplinas do doutorado, que incluem Direito Público; Planejamento e Política Econômica; Fundamentos Econômicos de Eficiência, Equidade e Escolha Social; Economia do Setor Público; Finanças Públicas; Sistema Tributário Brasileiro; Gestão da Dívida Pública; Controladoria e Governança; Big Data Aplicada ao Setor Público, dentre outras. “Quanto aos professores, reunimos os melhores em suas áreas. Muitos vêm de fora”, disse.

O profº Maurício Benegas finalizou sua apresentação destacando que o doutorado possui uma estrutura curricular moderna, dinâmica, multidisciplinar e inovadora. Ele informou ainda que o profº Paulo Matos será o coordenador da 1ª turma.

Carlos Brasil, diretor de Organização do Sintaf, parabenizou o Caen e externou a satisfação em continuar a parceria, que iniciou com o Sintaf e teve continuidade com a Fundação.
Ao final do evento, os representantes das entidades sanaram as dúvidas dos participantes.

SAIBA MAIS

▪ Interessados deverão procurar a Fundação Sintaf. O objetivo é formatar uma turma com 20 alunos, todos servidores fazendários;

▪ O edital está previsto para ser publicado no site do Caen na próxima segunda-feira, 29 de janeiro, com todas as informações sobre o processo seletivo;

▪ A previsão de início das aulas, que acontecerão às terças, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h, é ainda no primeiro semestre de 2024;

▪ O curso terá a duração de 48 meses;

▪ Interessados devem contatar a Fundação Sintaf: (85) 3223-6644, (85) 98121-1140 (WhatsApp), fundacao@fundacaosintaf.org.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here