| ELEIÇÕES MUNICIPAIS | São aguardados 883.750 eleitores nos postos de atendimento
O cadastro biométrico obrigatório será iniciado a partir de amanhã, 19, em Fortaleza. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), dos 184 municípios cearenses, a meta é que 55 cidades tenham 100% do eleitorado com situação regularizada até o final deste ano.
Ainda de acordo com a corte, 1.784.981 eleitores já realizaram o recadastramento, o equivalente a mais da metade dos sufragistas fortalezenses, 50,50%. Assim, são aguardados outros 883.750 eleitores nos postos de atendimento.
Segundo a coordenadora de Admnistração do Cadastro Eleitoral do TRE-CE, Lorena Belo, a análise que se tem é de que é, sim, possível cadastrar este restante. Para isso, diz que a estratégia de descentralização será usada.
Deste modo, o eleitor poderá ser atendido em diversos locais: Shopping Parangaba e RioMar Kennedy, das 10 horas às 19 horas; Central de Atendimento ao Eleitor, na Avenida Almirante Barroso, 601, das 8 horas às 17 horas; Vapt Vupt de Messejana Avenida Jornalista Tomaz Coelho, 408, das 8 horas às 17 horas; Vapt Vupt de Antônio Bezerra, na Rua Demétrio Menezes, 3750, das 8 horas às 17 horas.
 É necessário que se apresente documento com foto e comprovante de residência atualizado. O procedimento consiste na coleta de fotos e impressão digital. Atendimentos podem ser agendados tanto pelo telefone 148 como pelo site do TRE-CE.
Lorena Belo aconselha o eleitor a não deixar para última hora. Ao se aproximar do prazo final, dia 29 de novembro, diz ela, “a tendência é que o atendimento fique congestionado”.
“O eleitor que não obedecer (a obrigação do cadastro) terá o título de eleitor cancelado. A primeira repercussão desse cancelamento é não poder votar”, diz a coordenadora.
Acrescenta ainda, por exemplo, impossibilidade de emissão de passaporte, a proibição de empréstimos em instituições bancárias e matrícula na rede pública de ensino.
O vice-presidente do TRE-CE e corregedor, desembargador Inácio Cortez, presidirá a audiência pública de implementação do recadastramento amanhã, no auditório da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor). Estarão presentes vereadores, autoridades locais, professores, estudantes e representantes de entidades.
Além de Fortaleza, estes trabalhos foram iniciados nos municípios de Acopiara e Catarina. O TRE-CE diz que em Acopiara, dos 38.043 eleitores, 18.852 fizeram a biometria, valor equivalente a 49,55% do total.
Já em Catarina, foram biometrizados 1.425 dos 8.926 eleitores. O número corresponde a 15,96% do eleitorado do município.
Em 2020, eleitores escolherão prefeitos e vereadores. Em Fortaleza, serão eleitos ou reeleitos 43 parlamentares. Roberto Cláudio tenta fazer sucessor.