Estado deve receber 90 toneladas de insumos hospitalares neste domingo (26)

736

Por Samuel Quintela

Informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana. Um avião, vindo da China, deverá desembarcar testes de coronavírus e equipamentos de proteção individual

Um carregamento de 90 toneladas de insumos hospitalares deverá chegar ao Estado no próximo domingo (26). O avião, que vem da China, está trazendo equipamentos de proteção individual e testes para identificar os casos de Covid-19. A informação foi confirmada pelo governador Camilo Santana durante uma transmissão ao vivo pelas redes sociais.

O chefe do Executivo estadual ainda destacou que está negociando com uma empresa chinesa para comprar mais testes para identificação do coronavírus. O objetivo é garantir o escalonamento dos testes no Ceará.

“Estamos negociando com uma empresa a compra de testes para que possamos testar em massa e fazer um controle maior da situação para poder isolar as pessoas contaminadas”, disse.

Até este sábado (25), o Ceará registrou 326 mortes pela infecção. Os dados foram atualizados pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria Estadual da Saúde (Sesa). Além disso, foram confirmados 5.667 casos de Covid-19, em 128 municípios cearenses.

Camilo afirmou ainda que as medidas do Estado foram pensadas para garantir a capacidade de atendimento na rede pública de saúde.

Ele ainda apontou a preocupação de que o nível de isolamento no Ceará apresentou uma queda nos últimos dias, e pediu para que as pessoas respeitem o decreto de isolamento social.

“Houve uma queda do nível de isolamento. Eu sei que isso causa efeitos colaterais, mas é importante mantermos o nível de isolamento durante esse momento de pico porque a movimentação causa pressão no sistema público de saúde, gerando filas para o atendimento. O isolamento existe para que o Estado possa ampliar a atendimento”, afirmou Camilo.

Atendimento

O governador ainda ressaltou que já foram criados 398 leitos de unidade de terapia intensiva no Ceará, além de mais de 600 leitos de enfermaria para o atendimento exclusivo dos casos de coronavírus.

“Para se ter ideias, chegamos ao patamar de 398 novos leitos de UTI e 600 leitos de enfermaria para fazermos o atendimento dos casos da Covid-19. Tudo isso é para garantir o atendimento dos casos graves no Estado”, afirmou.

Ainda assim, caso a taxa de isolamento caia, Camilo afirmou que o sistema público de saúde poderia entrar em colapso, uma vez que já existe uma fila de atendimento nos hospitais estaduais.

“Estamos perto do esgotamento das unidades de UTI no Estado. O decreto vai até 5 de maio e precisamos que as pessoas entendam a importância disso”, disse.

Fonte: DIÁRIO DO NORDESTE

Link: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/editorias/negocios/online/estado-deve-receber-90-toneladas-de-insumos-hospitalares-no-proximo-domingo-26-1.2238706

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here