Coronelismo cearense em pauta

630

Livro “império do Bacamarte”, do escritor cearense Joaryvar Macedo, ganha nova edição 30 anos após lançamento

| HISTÓRIA | Lançamento será durante uma sessão solene na Assembleia Legislativa nesta quinta feira, às 18 horas, e traz novidades em relação à versão original, lançada em 1992

Um marco nos estudos da política do Ceará e do Nordeste, o livro “Império do Bacamarte”, do escritor cearense Joaryvar Macedo, ganha nova edição 30 anos após seu lançamento original. A obra será apresentada ao público durante Sessão Solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará nesta quinta-feira, 19, às 18 horas.

Império do Bacamarte virou um verdadeiro clássico da política cearense, por tratar de temas como violência política, coronelismo e sintetizar décadas de acervo historiográfico. Até hoje, é consultado por estudiosos de diversas áreas interessados na política nordestina.
Nesta reedição, o leitor terá acesso à nova capa e diagramação, análises sobre a obra e o
autor, além de fotos exclusivas da época. Durante a sessão, serão disponibilizados exemplares para compra, além de disponíveis para venda no site imperiodobacamarte.com.br.

Estudioso de cangaço e história do Nordeste há 20 anos, além de curador da iniciativa “Cariri Cangaço”, o pesquisador Manoel Severo Barbosa destaca a riqueza histórica presente na obra. “O grande diferencial do livro é a riqueza de detalhes, o quanto o talento de Joaryvar Macedo foi dedicado à construção dessa grande obra, que precisou de
anos de pesquisa”, conta. Para ele, trata-se de um clássico, “uma bíblia do coronelismo cearense”, avalia.

Natural de Lavras da Mangabeira, Joaryvar Macedo morreu em Fortaleza em 1991. Durante trajetória profissional, deu diversas contribuições para a historiografia cearense, em especial a do Cariri. Além de escritor, dedicou-se à carreira de professor universitário, membro da Academia Cearense de Letras, do Instituto do Ceará e do Instituto Genealógico Brasileiro e Secretário de Cultura e Desporto. O evento é uma promoção da Fundação Sintaf. (Giselly Correa Barata/ Especial para O Povo).

“Império do Bacamarte”

Sessão Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em comemoração aos 30 anos de lançamento do livro
“Império do Bacamarte”, de Joaryvar Macedo
Quando: dia 19 de maio, às 18 horas
Onde: Plenário 13 de Maio, Assembleia Legislativa do Ceará (Rua Barbosa de Freitas, 2674
– Dionísio Torres)
Programação gratuita e aberta ao público (necessário utilizar traje social)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here