Congresso decreta luto oficial pelas 10 mil mortes por covid-19 no Brasil

611

Neste sábado (9) em que o país atinge o número de 10 mil mortes em decorrência da pandemia de coronavírus, os presidentes do Senado, Davi Alcolumbre, e da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, editaram ato conjunto decretando luto de três dias no Congresso Nacional.

Por esse período, a Bandeira Nacional e a do Mercosul permanecerão hasteadas em funeral, a meio-mastro. O hasteamento ocorreu no início da tarde deste sábado, em breve cerimônia com a participação das polícias das duas Casas Legislativas. Enquanto durar o luto, estão proibidas celebrações, comemorações ou festividades.

Em nota, os presidentes do Senado e da Câmara afirmam que a medida é um ato de solidariedade e respeito do Congresso Nacional à dor das famílias brasileiras que perderam seus entes queridos, sem poder render-lhes as devidas homenagens.

“É uma tragédia que nos devasta mais a cada dia. Este Parlamento, que representa o povo e o equilíbrio federativo desta nação, não está indiferente a este momento de perda, de tristeza e de pesar. A situação que estamos vivendo é lamentavelmente singular”, ressaltam.

Eles destacam ainda que o Congresso tem feito a sua parte ao aprovar medidas legislativas de suporte às pessoas, aos governos e às empresas.

“Quando se trata de proteger a vida dos brasileiros, que é o valor maior, não há dúvida quanto ao caminho a ser trilhado; não há hesitação possível”, afirmam.

Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia encerram o documento pedindo a todos que mantenham as recomendações das autoridades de saúde, para diminuir o ritmo de contágio da doença, à espera de um retorno seguro e definitivo à normalidade.

O Brasil registra atualmente cerca de 146 mil casos da doença. O país é o sexto com mais mortes no mundo (10 mil). Os cinco países com mais vítimas fatais até este momento, de acordo com as estimativas, são: Estados Unidos (69,88 mil), Reino Unido (31,24 mil), Itália (30,2 mil), Espanha (26,25 mil) e França (26,18 mil).

Balanço divulgado neste sábado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta 3,8 milhões casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em todo o mundo. O total de mortes chega a 265,8 mil.

Fonte: Agência Senado

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here