Com Mesa definida, deputados articulam blocos para disputar comissões

317


| ASSEMBLEIA LEGISLATIVA | Em maior número, PDT quer presidir principais comissões da Casa


 


Definido o colegiado que dirigirá a Assembleia Legislativa do Ceará (AL-CE), a partir de hoje, 1º, com o início da nova legislatura, as negociações se voltam para o comando das 18 comissões permanentes da Casa.


 


O deputado estadual Sérgio Aguiar (PDT) diz que a 1ª Vice-Presidência da Mesa ficou com Fernando Santana (PT) por concessão do PDT que, sendo a maior bancada, poderia ocupar este cargo.


 


A concessão, diz Aguiar, abre margem para o PDT buscar a presidência das principais comissões – Constituição, Justiça e Redação; Finanças e Tributação; e Fiscalização e Controle. Para isso, a sigla majoritária formará bloco com outro partido. Aguiar não revelou com quem a sigla trabalhista se aliará, mas afirmou que o PT não estará incluso.


 


“Está bem conversado, bem tratado e acredito que a gente vai seguir o caminho de fortalecer com esse partido para que a gente possa ter, inclusive, a presidência dessas comissões”.


 


O POVO apurou que a aliança visada pelo partido é com o PSD. O bloco, se confirmado, totalizará 16 parlamentares, sendo 14 do PDT e duas deputadas do PSD, Patrícia Aguiar e Erika Amorim.


 


Conforme o Regimento Interno da Casa, esta quantidade dá ao bloco condição de colocar três membros em cada comissão. Um parlamentar ouvido pelo O POVO informou que Erika não assumiria o comando de comissão neste momento, por estar comprometida com assuntos familiares, e, como Patrícia Aguiar já ocupará a Mesa na 3ª Secretaria, o PDT poderia assumir três das principais comissões da AL-CE.


 


Deste modo, Sérgio Aguiar seguiria na CCJR, Tin Gomes presidiria Orçamento e o deputado Antonio Granja poderia ir ou para Fiscalização e Controle ou para Trabalho, Administração e Serviço Público, que já presidiu.


 


O deputado Elmano de Freitas (PT) diz que, no momento, o desenho mais preciso do partido é com ele exercendo a liderança petista na Casa, Acrísio Sena pleiteando a Comissão de Educação e Moisés Braz outra comissão, não revelada. Sobre liderança do Governo, diz que há vários nomes com potencial para a função, ele incluso.


 


José Sarto (PDT), que deve se confirmar hoje presidente da AL-CE, diz acreditar na formação de blocos com partidos aliados. Disse que há possibilidade de formação de bloco entre PDT e PSD, mas pondera não existir nada concreto.