Aumenta o rigor no controle de bagagens de mão nos aeroportos; saiba as medidas permitidas

115


Fiscalização chega a Fortaleza no dia 17. Controle do tamanho da bagagem será intensificado


As companhias aéreas brasileiras aumentam o rigor no controle de bagagens de mão a partir desta quarta-feira, 10. Os primeiros aeroportos com a fiscalização intensificada serão os de Brasília; Afonso Pena, na região Metropolitana de Curitiba; Natal e Viracopos, em Campinas. Nos próximos dias, serão incluídos outros.


Em Fortaleza, o controle começa a valer no dia 17 deste mês.


Ao todo, 15 aeroportos brasileiros participam da iniciativa e foram divididos em três grupos com início do controle entre os dias 10 e 24 de abril. Em cada aeroporto haverá um período de duas semanas de caráter estritamente educativo, informando os passageiros sobre as medidas das bagagens de mão. A partir de maio, as malas fora do padrão precisarão ser despachadas nos check-ins das companhias aéreas, estando sujeitos a cobranças de acordo com o tipo de franquia contratado para a viagem.


“O objetivo desta ação é agilizar o fluxo dos clientes nas áreas de embarque, evitando atrasos e trazendo maior conforto para todos os passageiros”, afirmou a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), em nota pública.


A fiscalização será feita antes de o passageiro entrar na área de raio-x para o embarque. A Abear deverá usar uma caixa que servirá como gabarito para identificar se as malas estão dentro dos padrões.


De acordo com a Abear, as medidas da bagagem de mão (55 centímetros de altura x 35 centímetros de largura e 25 centímetros de profundidade) seguem os padrões da Associação Internacional de Transporte Aéreo, “para melhor acomodação, conforto e segurança”.


Passageiros devem ficar atentos: as dimensões incluem toda a bagagem, das alças às rodinhas – e não somente o corpo das malas. Também é preciso respeitar o peso máximo de dez quilos, mas não foi mencionado que as malas serão pesadas nesse momento.


Muitas companhias permitem também que o viajante leve gratuitamente uma bagagem pessoal, que pode ser uma bolsa ou sacola pequena, uma pasta de trabalho ou uma mochila para notebook. O tamanho máximo é de 45 centímetros de largura, 20 centímetros de profundidade e 35 centímetros de altura. Esse item pessoal deve ser guardado embaixo do assento do passageiro.


 


Confira o calendário de início das fiscalizações:


10 DE ABRIL


Juscelino Kubitschek (Brasília/DF)


Afonso Pena (São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba/PR)


Viracopos (Campinas/SP)


Aluízio Alves (São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal/RN)


17 DE ABRIL


Confins – Tancredo Neves (região metropolitana de Belo Horizonte/MG)


Pinto Martins (Fortaleza/CE)


Guararapes – Gilberto Freyre (Recife/PE)


Luís Eduardo Magalhães (Salvador/BA)


Val-de-Cans – Júlio Cezar Ribeiro (Belém/PA)


24 DE ABRIL


Santa Genoveva (Goiânia/GO)


Salgado Filho (Porto Alegre/RS)


Congonhas (São Paulo/SP)


Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos/SP)


Galeão – Tom Jobim (Rio de Janeiro/RJ)


Santos Dumont (Rio de Janeiro/RJ)


REDAÇÃO O POVO ONLINE