Artigo: 10 anos da Fundação Sintaf

937


Desde sua criação, em fevereiro de 2008, a Fundação Sintaf, instituição de ensino e pesquisa, constituída pelo Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf), desenvolve ações de cunho técnico, científico e cultural junto ao setor privado, a organizações do terceiro setor e à administração pública, no intuito de promover o aperfeiçoamento profissional dos diversos agentes sociais, assim como aprimorar, na plenitude, o desenvolvimento intelectual e humano. É a única Fundação instituída e mantida por servidores públicos no Brasil. 


 


Nossa Fundação cresce, amplia horizontes e fortalece ainda mais a qualidade do serviço público, em especial, o trabalho que é desenvolvido pelos servidores fazendários. No âmbito do ensino e da pesquisa, possuímos cooperação com várias instituições, a exemplo do intercâmbio técnico-científico com o Instituto Superior de Ciências Sociais e Política (ISCSP), da Universidade de Lisboa, que permite a realização do Curso de Doutorado em Administração Pública para servidores fazendários.  


 


Praticamos, ainda, o voluntariado por meio do Projeto de Inclusão Social aos moradores de comunidades próximas às sedes da Sefaz, em Fortaleza, como a centenária Poço da Draga. 


 


Para comemorar seu aniversário de 10 anos, durante os dias 20 a 23 de março, haverá minicursos ministrados por fazendários, lançamento de e-books, que já estão disponíveis no nosso Portal e, no último dia, o seminário “Um novo Brasil: Tributação Justa e Controle Social”.  


 


Para discutir sobre o “Sistema Tributário Nacional”, foram convidados o deputado federal, Luiz Carlos Hauly, o economista, Bernard Appy, e o secretário da Fazenda, Mauro Filho. E para debater sobre “Controladoria e  Transparência”, estarão presentes o presidente do TCE, Edilberto Pontes e o secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Ceará, José Flávio Barbosa Jucá de Araújo. As inscrições para os minicursos e para o seminário são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.fundacaosintaf.org.br. 


 


Afinal, para que somos servidores públicos? A quem devemos servir? Temos orgulho da nossa Fundação Sintaf, uma instituição idealizada, criada e administrada por servidores da Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará, o que comprova o nosso objetivo de disseminar ideias e caminhos que contribuam para a construção de uma sociedade livre, justa e solidária.


 


Germana Belchior germana_belchior@yahoo.com.br Servidora pública, professora universitária e doutora em Direito