A importância do Delegado Sindical

647



 


 


Nas eleições sindicais, é sempre importante lembrar, que além da Diretoria, há outras escolhas que a categoria deverá fazer nas urnas. Uma delas é a de Delegado Sindical.


 


Os delegados são eleitos para mandato de três anos, coincidente ao da Diretoria Colegiada. Deverá ser eleito pelo menos um delegado em cada unidade de trabalho, sendo considerados eleitos os mais votados, ficando os demais como suplentes.


 


O Delegado Sindical tem atuação fundamental junto à base. Seu papel é integrar e mobilizar a categoria, proporcionando debates e reflexões, sendo seu poder de liderança importante durante qualquer processo junto à classe.


 


É através do debate promovido pelos Delegados Sindicais que as manifestações da base são levadas ao Sindicato de forma a serem discutidas e entendidas pela Diretoria. Além desse elo, o Delegado Sindical é grande incentivador das lutas da categoria. Seu poder de mobilização junto à base é de suma importância no incentivo às ações. 


 


Vale ressaltar que o prazo firmado para inscrição dos Delegados Sindicais – assim como das chapas concorrentes às eleições para Diretoria Colegiada, Coordenações Regionais e Conselho Fiscal do Sintaf – prosseguem até o dia 30 de maio.


 


Se você deseja contribuir com as lutas coletivas e se vê como uma boa liderança sindical, não deixe de se inscrever.