Mourão diz que não há espaço no Orçamento para reajuste de servidores

267

Segundo o vice-presidente, Bolsonaro ainda não decidiu sobre reajuste para o funcionalismo. Servidores fazem greve nesta terça-feira (18/1)

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão (PRTB), colocou em dúvida a concessão de reajustes salariais a servidores, mesmo às categorias da segurança e da saúde. Em entrevista quando chegou ao seu gabinete nesta terça-feira (18/1), o general lembrou que não há espaço orçamentário para atender o funcionalismo público.

“Você sabe muito bem que não tem espaço no orçamento para isso, né?”, afirmou ele. Servidores de mais de 40 categorias do governo federal fazem greve nesta terça por reajuste salarial e reestruturação de carreiras.

Questionado se o reajuste ficará, então, limitado a servidores da segurança e saúde, para os quais os aumentos já foram prometidos, Mourão respondeu: “Não sei nem se o presidente vai conceder isso aí”.

Em seguida, ele afirmou que é preciso esperar o chefe do Executivo federal “bater o martelo”.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) já prometeu reajuste para agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), da Polícia Federal (PF) e do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), categorias que compõem sua base eleitoral. O Ministério da Economia, porém, é contrária à medida e teme que a concessão de reajuste gere pressões de outros setores do funcionalismo.

A manifestação de servidores ocorre às vésperas do prazo final de sanção do Orçamento deste ano, que tem a previsão de R$ 1,79 bilhão de aumento para dar o reajuste a policiais federais. Bolsonaro, entretanto, vem sendo pressionado pela equipe econômica do governo a recusar o aumento.

Bolsonaro quer aguardar Congresso

O colunista do Metrópoles Igor Gadelha apurou que o presidente quer aguardar o retorno dos trabalhos do Congresso Nacional, no início de fevereiro, para decidir se concederá ou não reajuste salarial e reestruturação da carreira a policiais federais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here