Sintaf premia equipes vencedoras do 1º SintafJor

543

Na noite desta sexta-feira (16/12), o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) realizou a cerimônia de premiação do 1º Prêmio Sintaf de Jornalismo (SintafJor), que trouxe ao centro do debate “O presente e o futuro do fisco estadual cearense”. O evento aconteceu na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), reunindo representantes do movimento sindical e das equipes finalistas.

Na mesa de abertura, o diretor de Organização do Sintaf, Carlos Brasil, manifestou a sua satisfação em receber as equipes concorrentes ao Prêmio. “Continuaremos nesse caminho, de levar à sociedade o debate sobre as questões fiscais mais relevantes. Acredito que este é o primeiro de vários concursos. Com a ajuda de vocês, vamos construir uma sociedade mais transparente”, afirmou.

Mesa de abertura do 1º SintafJor

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas do Ceará (Sindjorce), a tradição que o Sintaf inicia com o SintafJor é relevante. “Nesse período de ataque ao jornalismo, que possamos construir mais espaços como esse, de valorização do trabalho dos jornalistas. E o Ceará tem fortalecido essa tradição de prêmios”, comemorou. “O papel dos fazendários é fundamental nesse momento crucial que vivemos. A sociedade brasileira precisa discutir as finanças públicas e o próprio orçamento público”, destacou.

O jornalista Moacir Maia, que idealizou o Prêmio Prefeitura de Fortaleza de Jornalismo e esteve à frente de suas seis edições, quando era coordenação de Comunicação Social da PMF, louvou a existência de profissionais que acreditam no exercício do jornalismo como elemento fundamental da construção da cidadania. “A instituição de um prêmio como esse é sempre um farol, um processo de energização e animação dos jornalistas. Isso cria referências novas na perspectiva de que se entenda que sem jornalismo não há salvação para nenhuma sociedade”, sublinhou.

Rafael Mesquita, presidente do Sindjorce, e Moacir Maia, idealizador do Prêmio de Jornalismo da Prefeitura de Fortaleza

Em sua fala, o diretor de Comunicação do Sintaf, Nilson Fernandes, ressaltou que é papel do Sintaf ir além das lutas corporativas. “Se temos servidores fazendários com capacidade de contribuir com seu conhecimento, eles precisam fazer mais do que apenas arrecadar. A visão do nosso sindicato é que os fazendários podem contribuir muito com o Estado, arrecadando, fiscalizando, exigindo uma boa aplicação dos recursos públicos, lutando por justiça fiscal e também levando as informações necessárias à sociedade. Ficamos felizes em contribuir com os debates e nos colocamos à disposição.

Na ocasião, a Diretoria Colegiada homenageou a assessora de Comunicação do Sintaf, Patrícia Guabiraba, pela dedicação e profissionalismo à frente da equipe. “Não tenho palavras para agradecer. Fico muito feliz com a homenagem e agradeço a confiança da Diretoria no nosso trabalho, e também por ter acreditado na iniciativa do 1º SintafJor”.

PREMIAÇÃO

Em sua primeira edição, o 1º Prêmio Sintaf de Jornalismo distribuiu R$ 24 mil entre os primeiros lugares das quatro categorias previstas em edital: Jornalismo Impresso, Telejornalismo, Radiojornalismo e Webjornalismo. Os segundos lugares em cada categoria receberam o certificado de participação; já os primeiros lugares, além do certificado, receberam o troféu do SintafJor e um “checão” representando o prêmio em dinheiro.

JORNALISMO IMPRESSO

O vencedor na categoria Jornalismo Impresso foi o jornal O Povo, com a reportagem “Estudo propõe novo fundo social para repor perdas de ICMS”, de autoria do repórter Samuel Pimentel. “Quero agradecer a todos do Sintaf pelo reconhecimento. Muito legal fazer parte dessa história e ficar marcado como o primeiro vencedor da categoria impresso”.

Samuel Pimentel, repórter de Economia do O Povo, e Nilson Fernandes, diretor de Comunicação do Sintaf

O jornal O Povo também venceu o segundo lugar na mesma categoria, com a reportagem “Pobreza menstrual: quando a dignidade custa mais caro para quem tem útero”, de autoria de Karyne Lane e edição de Irna Cavalcante.

Karyne Lane, repórter do O Povo +, e Ivanildo França, diretor para Assuntos Funcionais e Jurídicos do Sintaf

TELEJORNALISMO

O primeiro lugar na categoria Telejornalismo foi concedido à equipe da TV Assembleia, coordenada pela jornalista Suely Frota. A série de reportagens destacou o tema “Equilíbrio fiscal nos municípios cearenses”, com foco no trabalho desenvolvido pela Fundação Sintaf. “O tema foi desafiante, mas muito prazeroso. Espero participar de todas as premiações. Parabéns a todos nós, que após todo esse período tenebroso chegamos até aqui”, comemorou.

Suely Frota e o diretor de Organização do Sintaf, Carlos Brasil

A TV Verdes Mares ficou em segundo lugar, com a reportagem “Jovens aprendem a importância da educação fiscal em sala de aula”, produzida por Aline de Oliveira Lima e equipe. A repórter foi representada pelas editoras e chefes de núcleo Eulália Camurça e Susy Costa.

Coordenador Regional Adjunto do Sintaf no Cariri, Luiz Carlos Diógenes, entrega o certificado à equipe da TV Verdes Mares, representada por Eulália Camurça e Susy Costa

RADIOJORNALISMO

Na categoria Radiojornalismo, a Rádio Universitária FM conquistou o primeiro lugar com a série de reportagens “O presente e o futuro do fisco estadual cearense”, produzida por Síria Mapurunga e equipe. “Fico muito feliz com o prêmio e agradeço em nome de toda a equipe. Esse ano foi desafiador para todo mundo, especialmente para a Rádio Universitária”, enfatizou.

Diretor-Geral da Fundação Sintaf, Liduíno de Brito, entrega a premiação à equipe da FM Universitária

A Rádio FM Assembleia foi agraciada com o segundo lugar, com a série de reportagens “Educação Fiscal: Caminho para o Exercício da Cidadania”, produzida por Rafael Veras e equipe.

WEBJORNALISMO

A série de reportagens “Combate à Pobreza – Leis e Avanços” conferiu ao Portal do Servidor da Assembleia Legislativa do Ceará o primeiro lugar na categoria Webjornalismo. A série, de autoria compartilhada, foi produzida por Salomão de Castro e equipe, sobre a legislação do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP). “Foi um tema que motivou a equipe e um dado recente acabou fortalecendo essa nossa construção: a divulgação da síntese de indicadores sociais do IBGE, mostrando que 62 milhões de brasileiros continuam em situação de pobreza. Fazendo um comparativo, é um número maior do que a votação do presidente eleito, Lula. Temos muito ainda a avançar nessa área. Valorizo aqui o empenho de toda a equipe nesse projeto e desejo que o prêmio cresça e se fortaleça cada vez mais”.

A equipe do portal do Servidor da Assembleia Legislativa venceu o 1º lugar na categoria Webjornalismo. O prêmio foi entregue por Wildys de Oliveira, diretor de Assuntos Econômico-Tributários do Sintaf

O segundo lugar na mesma categoria foi conquistado pelo jornal Diário do Nordeste, pela série de reportagens sobre as perdas do ICMS para o Ceará e o papel dos fazendários na reversão dos prejuízos à arrecadação, de autoria da repórter Bruna Damasceno e edição de Germano Ribeiro.

Mauro César de Magalhães Bastos, diretor Adjunto de Assuntos Funcionais e Jurídicos do Sintaf, e a repórter Bruna Damasceno

1 COMENTÁRIO

  1. Bela iniciativa do SINTAF em prol da construção e aprofundamento da cidadania fiscal, através dos diversos veículos e mídias de imprensa e comunicação em geral, que também necessitam ter resgatada a importância do seu papel social de informar em bases não-negacionistas, e sempre atenta aos fatos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here