Sintaf participa de debate sobre Reforma Tributária no programa Democracia no Ar

210

Wildys de Oliveira, diretor de Assuntos Econômico-Tributários do Sintaf, participou na última quarta-feira, 15, do programa Democracia no Ar, transmitido ao vivo pela TV Atitude Popular, no Youtube. Em pauta, a “reforma tributária necessária”, com comentários do professor Fábio Sobral, da UFC.

Em sua fala, Wildys esclareceu que a reforma tributária é tema de interesse direto da população, “principalmente para o cidadão que paga imposto embutido em produtos e não se dá conta que é o maior contribuinte”. Ele destacou, ainda, que 10% da camada mais pobre paga mais tributos do que os 10% mais ricos.

A tributação indireta – ou seja, o imposto embutido nos produtos e serviços – é considerada regressiva porque, proporcionalmente, atinge mais a população de baixa renda. Isso ocorre porque os mais pobres e os mais ricos pagam o mesmo tributo sobre uma mercadoria ou um serviço consumido, mas o imposto pesa mais no orçamento das famílias que ganham menos. “Isso tem impactado até mesmo na alimentação diária da população, que se torna menos saudável, já que precisa optar por produtos de menor qualidade, por conta de seu orçamento não caber dentro do valor da cesta básica”, alerta o diretor.

“Além disso, convivemos com a chamada guerra fiscal, que os estados e municípios travam para atrair empresas. Isso gera uma ineficiência econômica que amarra o crescimento do país”, criticou Wildys de Oliveira, apontando que esse problema deveria ser solucionado com a reforma tributária.

Para o professor Fábio Sobral, a injustiça tributária se perpetua quando os tributos não retornam como investimento para a população mais pobre, e a arrecadação tributária beneficia principalmente os “extremamente ricos”. “Na verdade, o nosso sistema tributário é injusto na arrecadação e no destino”, salientou.

:: Assista ao programa completo na TV Atitude Popular:
https://www.youtube.com/watch?v=yc7Ib2Kvhys

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here