Sintaf: há 32 anos, o Sindicato de todos os fazendários

794

Há 32 anos, em 17 de dezembro de 1988, nascia o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf). O objetivo foi um só: construir uma entidade forte, que congregasse toda a categoria e lutasse pelos direitos de todos os fazendários.

Ao longo dos anos, por sua postura responsável, transparente e aguerrida, o Sintaf se consolidou como um dos sindicatos mais atuantes e fortes no Estado e no país, alcançando o respeito do Governo quando na negociação dos pleitos da categoria fazendária.

São inúmeras as conquistas ao longo de sua história. A primeira grande vitória foi a aprovação do primeiro Plano de Cargos e Carreiras (PCC) da categoria, no ano de 1994, em que todos os servidores fazendários foram incluídos no grupo TAF, fruto da greve histórica de 1991.

O Prêmio por Desempenho Fiscal (PDF) foi conquistado em 2004; o requisito de nível superior como condição de ingresso na carreira fazendária, tendo em vista a importância das atividades da Sefaz para sociedade cearense, em 2013; a Emenda Constitucional que reconhece a Administração Fazendária como instituição essencial ao funcionamento do Estado, assegurando as autonomias administrativa, funcional, orçamentária e financeira à Sefaz e prevendo a criação da Lei Orgânica da Administração Fazendária, em 2014; e a extensão da Gratificação de Risco de Vida para todos os integrantes do Grupo TAF, em 2016.

A conquista mais recente foi a regulamentação do teto remuneratório para todos os servidores do Estado, através da aprovação da Emenda Constitucional 90/2017, cujos efeitos financeiros começaram a vigorar em 1º de dezembro de 2020. A vitória é fruto de uma luta do Sintaf ao longo de doze anos.

A incorporação do Piso do PDF para todos os servidores fazendários está sendo negociada com o Governo do Estado. Esta será a próxima conquista da categoria.

Vale ressaltar que todas estas conquistas foram fruto de muita luta, através de mobilizações e greves, porque todos os direitos da classe trabalhadora são obtidos dessa forma.

Como raras entidades de classe, o Sintaf luta por todos, ativos, aposentados e pensionistas. Ninguém fica para trás. Todas as conquistas beneficiam a todos.

O Sintaf tem ainda muito a realizar nos próximos anos, em consonância com os sonhos e anseios da categoria. Sua missão é trabalhar de forma estratégica, de olho no futuro, mas sem esquecer as lições do passado.

Vida longa ao Sintaf!

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here