Sintaf apoia Novembro Azul e reforça campanha de prevenção ao câncer de próstata

346

Após o Outubro Rosa, tem início a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata, o 2º mais incidente entre homens no Brasil

Em adesão à campanha Novembro Azul, o Sindicato dos Fazendários do Ceará (Sintaf) reforça novamente a importância da prevenção contra o câncer. Após o Outubro Rosa, dedicado à saúde das mulheres, neste mês o alerta fica para os homens, com o objetivo de promover a conscientização e prevenção contra o câncer de próstata – o segundo mais incidente entre o sexo masculino no Brasil.

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que fica entre a bexiga e o reto, envolvendo o trecho inicial da uretra, canal por onde a urina é eliminada. O câncer ocorre quando há uma multiplicação desordenada das células, culminando em um tumor maligno que pode atingir a glândula ou se estender para outras partes do corpo.

De acordo com especialistas, a incidência da doença perde apenas para o câncer de pele (não-melanoma), e afeta principalmente homens a partir dos 50 anos. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam para 65.840 novos casos a cada ano, entre 2020 e 2022.

Por isso, o Sintaf apoia a campanha Novembro Azul e chama a atenção dos fazendários para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce:

Como é feito o diagnóstico de câncer de próstata?

O exame de PSA (Antígeno Prostático Específico) é solicitado para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar situações como inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata. O toque retal e a dosagem do PSA servem para indicar a necessidade da biópsia da próstata (retirada e análise de fragmentos da glândula e única forma de confirmar uma suspeita de câncer).

Quando procurar o médico?

Quando o homem perceber sintomas sugestivos da doença, como dificuldade de urinar, diminuição do jato de urina, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite, sangue na urina. A detecção do câncer de próstata pode ser realizada com exames clínicos, laboratoriais ou radiológicos. Homens pertencentes a grupos de risco podem realizar exames de toque e de sangue para avaliar a dosagem do PSA.

Como prevenir?

Hábitos saudáveis diminuem o risco de várias doenças, inclusive câncer. Recomenda-se:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar;
  • Identificar e tratar adequadamente pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar regularmente atividades físicas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here