Servidor público: essencial a uma sociedade justa e igualitária

1711

Neste 28 de outubro, Dia do Servidor Público, reproduzimos a nota publicada pelo Sintaf nos jornais O Povo e Diário do Nordeste:

O servidor público é aquele que atende diretamente a população em suas demandas por serviços públicos essenciais, como educação, saúde, segurança e saneamento básico. Neste 28 de outubro, Dia do Servidor Público, reforçamos que a prestação do serviço público é fundamental à sociedade, pois as funções do Estado não funcionam de forma eficaz sem o esforço, a dedicação e o trabalho de seu quadro de servidores.

Estes trabalhadores ingressaram no serviço público por mérito próprio, via concurso, conforme determina a Constituição Federal, e muitas vezes precisam enfrentar péssimas condições de trabalho, além do achatamento de seus salários ao longo do tempo, quando o governo não repõe o poder aquisitivo de sua remuneração.

A estabilidade do servidor público e o ingresso via concurso foram fundamentais para proibir o apadrinhamento no Brasil, que se configurava quando o Estado contratava servidores públicos sem concurso, e sim por interesse político, em detrimento da sociedade.

No entanto, assistimos estarrecidos ao avanço da onda neoliberal e à imposição do Estado Mínimo, que culpam os servidores públicos por toda a sorte de mazelas do País. É por essa razão que o governo quer acabar com a estabilidade destes trabalhadores, congelar salários e suspender novos concursos. Isto se confirma com a proposta de reforma administrativa em curso, a PEC nº 32/2020.

Poderíamos listar muitos exemplos sobre a atuação dos servidores públicos, visando proporcionar melhor qualidade de vida à sociedade. Entre os quais, destacamos os trabalhadores da rede pública de saúde, pois sua dedicação extrema evitou que a pandemia fizesse muito mais vítimas em nosso país. Citamos ainda o esforço dos professores da rede pública cearense, que são protagonistas na consolidação do Ceará como referência nacional na educação pública. Evidenciamos, ainda, os trabalhadores do Fisco, pois a arrecadação dos tributos viabiliza os investimentos do Estado em educação, saúde, saneamento, segurança e demais atividades públicas em benefício da sociedade.

Atacar os servidores públicos é golpear os direitos de milhões de brasileiros que buscam uma sociedade igualitária, onde todos terão acesso a um serviço público de qualidade.

Valorize o servidor público!
Defenda o serviço público de qualidade!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here