Saiba os critérios e veja como solicitar o exame de Covid-19 pelo plano de saúde

410

Os usuários de operadoras de saúde complementar podem fazer o teste sorológico sem nenhum custo a mais

fotografia
Legenda: Os testes podem ser feitos em rede laboratorial do próprio plano de saúde, caso haja, ou a operadora deve pagar para que o mesmo seja realizado
Foto: Reprodução

Saiba os critérios e como proceder

  • Para ter direito ao teste, os pacientes devem estar apresentando sinais de síndrome gripal grave ou de síndrome respiratória aguda grave.
  • “O exame também tem de ser requerido por um médico, que constate os sintomas”, explica o vice-presidente da Comissão de Saúde da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE), Rômulo Nogueira.
  • O paciente precisa sentir os sintomas por oito dias. “Se eu comecei a sentir ontem, o médico irá pedir que aguarde mais seis dias para ter direito”, ressalta Rômulo.
  • Os testes podem ser feitos em rede laboratorial do próprio plano de saúde, caso haja, ou a operadora deve pagar para que o mesmo seja realizado.

Em caso de descumprimento, os usuários podem procurar a ouvidoria da ANS e um advogado ou a Defensoria Pública, caso seja necessário”, orienta Nogueira.

O exame diagnóstico previsto pela ANS é o do tipo pesquisa por RT – PCR, com diretriz de utilização, e deve ser feito em pacientes considerados quadro suspeito ou provável da doença, de acordo com a indicação médica.

Os procedimentos para o tratamento de Covid-19 também são obrigatórios, como consultas, internações, terapias e exames complementares, de acordo com a cobertura do plano do beneficiário. Internação, por exemplo, não é obrigatória na segmentação ambulatorial.

Unimed Fortaleza

A Unimed Fortaleza reforça que o teste deve ser solicitado por um médico, após consulta. Para ter acesso, o paciente deve se dirigir a um dos laboratórios da rede Unimed Fortaleza que estão realizando o exame portando a guia de requisição, carteira do plano e documento oficial com foto.

A operadora informa que os laboratórios da rede própria localizados na Av. Oliveira Paiva, Parangaba, Av. Gomes de Matos, Rua Henriqueta Galeno, Av. Dom Luís, e Av. Bezerra de Menezes estão aptos a realizar os testes.

Em nota, a empresa ainda pontua em quais casos os usuários não podem realizar o exame. “Primeiramente, não é possível fazer o teste sem o encaminhamento médico. Além disso, o teste não deve ser feito em quem nunca esteve doente (nem Síndrome Gripal, nem Síndrome Respiratória Aguda Grave) ou em quem esteve doente, mas tem menos de 14 dias do início dos sintomas”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here