Previsão de crescimento do PIB Global em 2021 é rebaixada

869
Medidas restritivas em alguns países desenvolvidos no início desse ano influenciaram o baixo otimismo. Porém, a expectativa é que economias emergentes tenham desempenho melhor

Segundo o relatório Global Economic Prospects, divulgado nesta terça-feira (5/1), o crescimento da economia global neste ano pode ter um avanço de 4% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial em 2021, em vez dos 4,2% previsto em junho de 2020.

O rebaixamento ocorreu devido a uma baixa expectativa de apenas 3,3% de crescimento nas economias avançadas. Segundo a entidade, as medidas restritivas para conter o avanço da pandemia na Europa e nos Estados Unidos sinalizaram que a recuperação dessas economias será lenta e desafiadora.

Ela ainda ressalta que a incerteza ainda permanecerá sobre as perspectivas de curto prazo devido a pandemia e que um atraso na aplicação das vacinas, como um dos exemplos, pode limitar o avanço do PIB mundial a 1,6% em 2021. Num cenário ótimo, o avanço poderia ser de até 5% neste ano.

“Embora a economia mundial pareça ter entrado em um período de recuperação moderada, os formuladores de políticas públicas enfrentam desafios tremendos — em termos de saúde pública, gestão da dívida, políticas orçamentárias, banco central e reformas estruturais — ao tentar garantir que esta recuperação global ainda frágil ganhe força e estabeleça a base para o crescimento robusto”, afirma, em nota, o Presidente do Grupo Banco Mundial, David Malpass.

Porém, o Banco Mundial acredita que as economias emergentes poderão ter um desempenho melhor, girando em torno de 5% – com a ressalva de que algumas delas tiveram profundas quedas em 2020 e se recuperam de bases agora menores. No caso do Brasil, o banco estima um crescimento de 3%, quantia abaixo do crescimento da economia global e das demais em desenvolvimento da América Latina e Ásia.

Fonte: Correio Braziliense

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here