A Petrobras foi a empresa que mais pagou dividendos aos acionistas no primeiro semestre de 2023, que são a parte do lucro distribuída aos acionistas. Com receita de US$ 52,48 bilhões, a estatal pagou US$ 10,92 bilhões em dividendos referentes aos meses de janeiro a junho deste ano. A segunda posição ficou com a Exxon Mobil, que distribuiu US$ 7,44 bilhões aos acionistas, tendo registrado uma receita no período mais de três vezes superior à da Petrobras (US$ 169,48 bilhões).
O levantamento foi realizado pelo vice-presidente da Associação dos Engenheiros da Petrobras (Aepet), Felipe Coutinho. A distribuição de dividendos da Petrobras foi feita com base na política anterior da companhia. No dia 28 de julho, a estatal anunciou novas regras, que reduziram de 60% para 45% o percentual do fluxo de caixa livre a ser pago aos acionistas.
A pesquisa do vice-presidente da Aepet mostrou ainda que a relação entre investimentos líquidos e dividendos pagos pela Petrobras no segundo trimestre de 2023 foi 10 vezes superior à média das cinco grandes petroleiras analisadas.
Enquanto a estatal brasileira pagou de dividendos um montante mais de cinco vezes superior ao que realizou em investimentos líquidos, a estadunidense Exxon Mobil pagou de dividendos 80% do total dos investimentos realizados. A petroleira inglesa BP foi a que menos pagou dividendos em relação aos investimentos líquidos realizados.









